Jaqueline Mocellin Publisher do OBemdito

Queijo de Marechal Cândido Rondon é bicampeão do Prêmio Queijos do Paraná

Vencedor concorreu com outros 476 queijos avaliados de 107 produtores e laticínios, distribuídos em 76 municípios

Fotos: Geraldo Bubniak/AEN
Queijo de Marechal Cândido Rondon é bicampeão do Prêmio Queijos do Paraná
Jaqueline Mocellin - OBemdito
Publicado em 31 de maio de 2025 às 14h48 - Modificado em 31 de maio de 2025 às 15h05

O melhor queijo do Paraná é de Marechal Cândido Rondon, no Oeste do Paraná, com o bicampeão parmesão, da Frimesa. Ele foi escolhido pelo júri da 2ª edição do Prêmio Queijos do Paraná, que definiu os vencedores do concurso na sexta-feira (30), após um dia inteiro de julgamentos. Foram 477 queijos avaliados de 107 produtores e laticínios de 76 municípios. O número é recorde da premiação e supera os 290 participantes da edição passada.

O secretário de Estado da Fazenda, Norberto Ortigara, participou da cerimônia e destacou que o prêmio serve como reconhecimento aos produtos paranaenses. “Somos um grande produtor de leite no Brasil, temos alta qualidade, bom desempenho na produção primária, altos e baixos como qualquer atividade. Porém, é um setor que evoluiu fantasticamente nos últimos anos. Estamos qualificando a matéria-prima, o que dá conforto para indústrias de qualquer tamanho”, ressaltou.

Ao todo, 65 queijos foram certificados, sendo que 10 deles receberam a premiação máxima, de super ouro. A cidade de Palmeira, nos Campos Gerais, foi a grande vencedora com três produtos entre os melhores do Estado, sendo dois da Cooperativa Witmarsum e um do Atelié Lötschental.

Marechal Cândido Rondon teve dois entre os melhores. Além do parmesão da Frimesa, o Queijo da Mota, de Rosane Borosky, foi premiado. Figuram na lista ainda Cantagalo, Chopinzinho, Diamante d’Oeste, Ivaiporã e Palotina.

O diretor-presidente interino do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR-Paraná), Diniz Dias Doliveira, explicou que o órgão trabalha na ponta. Dessa forma, auxilia o produtor a ter um produto com cada vez mais qualidade. “Temos mais de 300 agroindústrias em que atuamos no Estado, com mais de 120 técnicos. Esse é um trabalho muito significativo para a questão da economia dos pequenos e para a evolução de outras cadeias, como a do agroturismo”, reforçou.

Premiacao Queijo

Prêmio Queijos do Paraná

Participaram do concurso produtores que fabricam queijo a partir do leite de diferentes espécies. Ao todo, 21 categorias foram disputadas pelos participantes. Delas, 14 usam leite de vaca, duas categorias de leite de ovelha, duas de cabra e duas de búfala. Uma categoria é voltada a queijos autorais aromatizados.

Nesta sexta-feira, os produtos habilitados foram avaliados simultaneamente por jurados formados dentro do próprio Prêmio Queijos do Paraná. Foram 27 mesas com três julgadores cada para avaliar os 477 queijos concorrentes. Os critérios são: textura, odor, sabor, elasticidade, aspecto externo e interno e aplicabilidade para o fim ao qual ele é produzido. Ao todo, foram mais de 40 itens avaliados.

Foram atribuídas notas a cada um dos concorrentes. Aqueles que tiveram pontuação igual ou superior a 18 (de um total possível de 20) receberam medalha de ouro. Os que fizeram entre 16 e 17 pontos ganharam medalha de prata. Por fim, os que marcaram entre 14 e 15 pontos levaram o bronze.

Dos 515 queijos inscritos, 477 foram avaliados, sendo que 15 receberam medalha de ouro, 20 a de prata e outros 30 receberam medalha de bronze. A diferença entre inscritos e avaliados se dá pois alguns produtores não conseguiram entregar o produto a tempo da premiação.

Leia também: ‘Rancho do Queijo’ de Pérola conquista selo e entra para a ‘Rota do Queijo’.

Em uma segunda etapa, os produtos condecorados com a medalha de ouro passaram por uma nova avaliação. Entre estes, dez foram premiados também com a medalha super ouro. Na fase final, os dez escolhidos foram submetidos a um novo julgamento, com cada um deles defendido por um jurado. Após todo o escrutínio, o queijo da Frimesa de Marechal Cândido Rondon obteve a melhor nota, eleito como o melhor do Paraná.

Orgulho em produzir queijos de qualidade

“Na primeira edição do concurso nós ganhamos como melhor queijo e agora somos bicampeões. Ficamos também entre os 5 melhores do concurso de excelência em muçarela, então nós levamos esses prêmios com muito orgulho para casa, pois é sinônimo de qualidade, de reconhecimento do nosso produto”, afirmou a engenheira de alimentos da Frimesa, Marina Massari.

“A gente tem como diferencial o cuidado, desde a indústria, o contato com o produtor, todo o nosso processo é acompanhado no detalhe, então temos muito carinho pelo que fazemos”, complementa Dora Wunsch, gestora de food service da cooperativa. “O diferencial é o amor pelo nosso produto.”

Além de reconhecer os melhores produtos lácteos, o Prêmio Queijos do Paraná ajuda a melhorar a qualidade da produção paranaense, uma vez que cada participante recebe uma ficha técnica do seu produto concorrente, com indicações dos pontos que podem ser melhorados.

Queijo De Marechal Cândido Rondon Vence Concurso Estadual (3)

Premiação

Na 2º edição do Prêmio Queijos do Paraná foram emitidos certificados que agregam valor aos produtos, Eles ajudam a conquistar novos mercados. Porém, também foram entregues equipamentos aos produtores premiados.

Os classificados na categoria bronze receberam um termômetro e um pHmetro. Aqueles que conquistaram a categoria prata ganharam um lava-botas. Já para a categoria ouro, o prêmio é um curso de análise sensorial. Para os vencedores da categoria super ouro, a premiação é uma viagem técnica (nacional ou internacional) para o produtor.

Melhor muçarela para pizza

Novidade nesta edição, o Concurso Excelência em Muçarela – Edição Pizza foi realizado na quinta-feira (29), com o resultado divulgado nesta sexta. Foram eleitas e premiadas as melhores muçarelas para pizza, a partir de características como derretimento, elasticidade e fatiabilidade. Os produtos também foram julgados a partir de critérios sensoriais.

Foram premiados queijos das cidades de Alto Piquiri, Coronel Vivida, Icaraíma, Marechal Cândido Rondon e Ponta Grossa. No total, 37 inscritos de 28 municípios foram habilitados a participar do concurso. Os jurados avaliaram um concorrente por vez. Cada queijo foi ralado, fatiado e utilizado no preparo da pizza, seguindo os mesmos protocolos.

Representatividade

O Paraná tem a segunda maior bacia leiteira do Brasil com 14% de participação, atrás apenas de Minas Gerais, com 27%, e à frente do Rio Grande do Sul, que aparece em terceiro lugar, com 11%, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2023, foram produzidos cerca de 4,4 bilhões de litros de leite, com Valor Bruto de Produção (VBP) de R$ 11,3 bilhões, segundo a Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab).

A última Pesquisa Trimestral do Abate de Animais, do Leite, do Couro e da Produção de Ovos de Galinha, divulgada pelo IBGE em março, mostra que foram produzidos no Paraná 3,9 bilhões de litros de leite em 2024, sendo que somente no 4º trimestre foram 1,08 bilhão de litros captados no Estado.

São produzidos, em média, 13 milhões de litros por dia, dos quais 6 milhões são direcionados à fabricação de queijos de vários tipos. Além da força econômica da atividade, o leite tem um papel econômico e social importante. Isso acontece, por estar presente nos 399 municípios do Estado. A principal produtora no Estado é a cidade de Castro, nos Campos Gerais. O município é a “capital nacional do leite”, com 468 milhões de litros produzidos em 2023.

Segundo o presidente do Prêmio Queijos do Paraná, Ronei Volpi, a premiação contribui para o fortalecimento da cadeia produtiva de leite e do queijo no Estado. “O Paraná é o segundo maior produtor de leite do Brasil e metade do que é produzido vai para a produção de queijo. Nosso objetivo é valorizar, reconhecer os produtos paranaenses e aproximar o campo da cidade”, afirmou.

Parceria

O concurso é uma parceria entre IDR-Paraná e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Estado do Paraná (Sebrae-PR). Também participam Sistema Federação da Agricultura do Paraná (Faep) e Sistema Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado (Fecomércio-PR). Bem como, o Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados do Paraná (Sindileite-PR).

(Informações: AEN)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas