Jaqueline Mocellin Publisher do OBemdito

Centro Cultural recebe exposição fotográfica e mostra sobre a história do povo Xetá

A abertura da exposição “Memória e Resistência Xetá: Ontem, Hoje e Amanhã” será no dia 12 de junho

Imagem: Divulgação/Assessoria PMU
Centro Cultural recebe exposição fotográfica e mostra sobre a história do povo Xetá
Jaqueline Mocellin - OBemdito
Publicado em 31 de maio de 2025 às 16h48 - Modificado em 31 de maio de 2025 às 16h52

A memória do povo Xetá ganha destaque no mês de junho em Umuarama com uma mostra e uma exposição fotográfica. A comunidade quase apagada da história oficial ganha vida por meio de imagens, sons e narrativas potentes. A exposição “Memória e Resistência Xetá: Ontem, Hoje e Amanhã” chega ao Centro Cultural Vera Schubert, de Umuarama. A abertura será no dia 12 de junho, às 14h, e os trabalhos estarão abertos à visitação até 30 de junho.

A exposição reúne uma seleção de fotografias históricas e contemporâneas. Além disso, haverá exibição de um documentário inédito que narra a trajetória do povo indígena xetá, originário do Noroeste do Paraná.

A exposição propõe um mergulho sensível e crítico nas múltiplas camadas da memória indígena viva, desde os registros fotográficos realizados por pesquisadores no século XX até retratos contemporâneos que reafirmam a presença e a resistência atual dessa etnia, por muito tempo considerada extinta. Articula arte, memória e identidade, ampliando o debate sobre os efeitos do apagamento cultural e territorial sofrido por povos originários.

Curta-metragem documental

A mostra também apresenta o curta-metragem documental “Somos Xetá”. Ele traça um percurso pessoal e coletivo dos três cineastas xetá da própria comunidade: Nyathe, Tikone e Leandro. O trio hoje residentes na Terra Indígena de São Jerônimo, onde habitam com os povos Kaingang e Guarani.

A narrativa audiovisual reconstrói sua história a partir de arquivos e testemunhos de membros da etnia. A obra audiovisual, assim como parte das fotografias expostas, é resultado de uma oficina de audiovisual realizada com a etnia xetá, promovendo o acesso e o uso de novas tecnologias de registro e criação no território.

Essas produções refletem o olhar das novas gerações xetá sobre sua própria história, território e cultura, e reafirmam que a luta do último povo indígena atingido pela colonização no Paraná segue viva. Agora, porém, essa luta também se dá por meio das imagens, do cinema e das ferramentas tecnológicas, que se tornam aliadas na reconstrução da memória e na afirmação de uma identidade coletiva em constante transformação.

Debate com cacique da etnia Xetá

Após a exibição do documentário, haverá um debate com o cacique da etnia xetá e membros da comunidade residentes na Terra Indígena de São Jerônimo, aprofundando os temas abordados na obra e promovendo um diálogo direto com o público.

“Memória e Resistência Xetá: Ontem, Hoje e Amanhã” é a contrapartida de projeto aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Paraná. O projeto tem recursos da Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura – governo federal.

O evento é mais do que um evento artístico — é um gesto político de reexistência. Convida o público a olhar para os xetá não como uma etnia do passado, mas como protagonistas do presente e do futuro. Haverá interpretação em Libras durante a exibição do documentário e o debate. Além disso, os organizadores informaram que o espaço terá estrutura acessível para cadeirantes, garantindo a participação inclusiva a todos.

Serviço

Exposição e mostra de documentário “Memória e Resistência Xetá: Ontem, Hoje e Amanhã”

Local: Centro Cultural Vera Schubert

Abertura: 12 de junho

Horário: 14h

Visitação da exposição: até 30 de junho

Entrada gratuita

(Informações: Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas