Leonardo Revesso Publisher do OBemdito

Irmã Marizele, uma das freiras do beatbox, é natural de Umuarama

Religiosas, que tiveram talento artístico 'revelado' para o mundo depois de apresentação na TV Pai Eterno, prestam apoio a dependentes químicos

Irmã Marizele, que é de Umuarama, e Irmã Marisa, na apresentação da TV Pai Eterno (Reprodução)
Irmã Marizele, uma das freiras do beatbox, é natural de Umuarama
Leonardo Revesso - OBemdito
Publicado em 1 de junho de 2025 às 18h32 - Modificado em 2 de junho de 2025 às 10h00

Elas ‘roubaram’ a cena e viralizaram pelo mundo depois da participação em um programa da TV Pai Eterno. Com passinhos ensaiados e sons de instrumentos feitos com a boca, as duas rapidamente ficaram conhecidas como as ‘freiras do beatbox‘.

Beatbox é uma forma de percussão vocal, uma arte que utiliza a voz humana para criar ritmos, batidas e sons que imitam instrumentos musicais, principalmente a bateria. É uma prática que envolve a manipulação da boca, lábios, língua e voz para criar diferentes sons e efeitos.

Até os nomes delas combinam: Marisa e Marizele.

Marisa tem 41 anos e Marizele, 44. Marizele, inclusive, nasceu em Umuarama. Ela revelou isso em uma entrevista em rede nacional. Falou o nome da cidade com bastante carinho, deixando bem claro a localização da cidade, no interior do Paraná.

O trecho que viralizou mostra Marisa e Marizele fazendo participação no programa Família de Amor, apresentado pelo Padre Jadeilson. A umuaramense Marizele começa um beatbox e é acompanhada por passos de dança de Marisa.

As ‘freiras do beatbox’ fazem parte da Congregação Copiosa Redenção, que presta serviço a dependentes químicos. E foi justamente com eles que Irmã Marizele aprendeu a imitar instrumentos musicais com movimentos labiais.

‘Freiras do beatbox’ ultrapassam fronteiras

O vídeo das irmãs ultrapassou fronteiras. Emissoras de televisão como BBC (Reino Unido), Euronews (França), CNN e NBC News (EUA) e jornais como o norte-americano New York Post e os argentinos La Nación e Infobae falaram das religiosas com bastante carinho.

No programa The Today Show, da NBC, a cena foi exibida com comentários bem-humorados da apresentadora Jenna Bush Hager: “Isso é real! Ao vivo em uma emissora católica, uma freira que faz beatbox com sua dançarina sagrada.”

O vídeo também foi compartilhado por ninguém menos que Viola Davis. A atriz brincou comparando Marisa e Marizele com a Irmã Mary Clarence, protagonista de Mudança de Hábito.

E não é que a intérprete da personagem icônica dos anos 1990, Whoopi Goldberg, também se rendeu ao talento das ”freiras do beatbox’?

“Sempre que você pode louvar ao Senhor com alguma música e fazer o que você faz, acho que é um bom sinal!”, disse Whoopi no programa The View.

Ela ainda comparou as freiras brasileiras à personagem que interpretou no cinema: “É um ‘Mudança de Hábito’ da vida real”, escreveu Whoopi em uma de suas redes sociais.

Quem são as irmãs Marisa e Marizele?

A irmã Marizele já tem um caminho na música e chegou a participar do Programa Vozes, da TV Evangelizar, e a gravar um álbum, Celebrar a Redenção, com oito músicas, sendo quatro composições autorais.

Ela é freira há 20 anos e, atualmente, atua como promotora vocacional da Congregação Copiosa Redenção ao lado de irmã Marisa.

Marizele fazia brincadeiras de beatbox com os amigos desde a adolescência. O talento, segundo a Congregação, a auxiliou no trabalho em comunidades terapêuticas na recuperação de mulheres dependentes de álcool e drogas.

Já irmã Marisa é natural de Mamborê, também no Paraná, e freira há 14 anos. Mesmo antes, ela já participava de grupos de dança e hoje a utiliza em projetos com crianças e jovens.

Marisa deu aulas de dança quando integrou o projeto Casa das Meninas, em Botucatu, no interior de São Paulo.

(Com Agência Estado)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas