
Umuarama contará com Central de Atendimento ao Cidadão através do Governo do Estado
A proposta é oferecer um novo padrão de atendimento aos paranaenses


O Governo do Paraná definiu o consórcio vencedor da licitação para implantar as novas Centrais de Atendimento ao Cidadão no Estado. A proposta é oferecer um novo padrão de atendimento e Umuarama contará com uma das centrais.
O Consórcio CIX Experience Paraná obteve a melhor pontuação nos critérios técnicos e de preço. Além disso, conquistou a habilitação na Prova de Conceito. Esta etapa comprova a capacidade do grupo em atender todas as exigências estabelecidas no edital.
O processo que confirma o vencedor está homologado. O próximo passo é assinar o contrato, o que deve acontecer na próxima semana. As empresas Cix Citizen Experience S/4, Quipux S.A.S do Brasil e Urban Participações Ltda compõe o Consórcio CIX Experience Paraná.
A previsão do Governo é investir R$ 871,3 milhões ao longo de cinco anos. Dessa forma, o consórcio terá a responsabilidade de implantar, operar e manter 20 unidades físicas em cidades-polo do Paraná. O modelo proposto prevê custo de R$ 27,07 por atendimento, valor inferior ao apresentado pelos demais concorrentes.
“O potencial econômico fica ainda mais claro quando pensamos a longo prazo. Vamos sair de um custo médio atual de R$ 88 por atendimento, para uma redução de quase 70% (R$ 27,07). Dessa forma, em cinco anos, o Estado pode chegar a economizar mais de R$ 2 bilhões. São recursos que voltam para os cofres públicos. E que podem ser aplicados nas melhorias de serviços e novos projetos”, explica o superintendente de Governança de Serviços e Dados, Leandro Victorino de Moura.
Capacidade de atendimento
As centrais terão capacidade de realizar 7 milhões de atendimentos anualmente, ou cerca de 27 mil atendimentos por dia. Inspirado em experiências bem-sucedidas, o projeto paranaense vai centralizar em um só local diversos serviços públicos estaduais. Entre eles, a emissão de documentos e alvarás, além de oferecer informações sobre programas e ações do Governo.
As Centrais funcionarão de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. As estruturas que vão seguir um modelo padronizado para garantir a qualidade e o conforto na oferta do serviço.
“Foi um processo que seguiu todas as etapas previstas na nova lei de licitações que, por exemplo, exige um estudo técnico preliminar detalhado. Nele são identificados os potenciais e desafios. Porque queríamos entregar o melhor modelo aos paranaenses. É um passo importante para aproximar os serviços da população. E, acima de tudo, facilitar a vida do paranaense”, diz o secretário da Administração e da Previdência, Luizão Goulart.
Etapas
A implantação acontecerá em etapas, com prazos máximos de 6, 9 e 12 meses após a assinatura do contrato. A primeira fase contemplará a Administração Central, a Unidade de Digitalização dos Serviços e as unidades de Curitiba (Centro e Pinheirinho), Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá, Ponta Grossa e São José dos Pinhais.
Na segunda etapa, entram em operação as Centrais de Araucária, Campo Mourão, Cascavel, Colombo, Curitiba (Boa Vista), Guarapuava e Paranaguá. As unidades de Apucarana, Arapongas, Campo Largo, Pinhais, Toledo e Umuarama estão na última etapa.
A instalação das unidades pode acontecer em imóveis de propriedade do consórcio ou alugados. Isso, desde que previamente aprovados pelo Governo do Estado, com base em critérios como acessibilidade e adequação dos espaços.
A segurança dos dados dos usuários está garantida por contrato, que exige do consórcio o cumprimento rigoroso da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). De acordo com o Governo, o tratamento de informações é restrito à execução dos serviços contratados. O uso de ferramentas adequadas servirá para evitar vazamentos ou acessos indevidos. O compartilhamento com terceiros dependerá de autorização do Governo.
(Informações: AEN)