Stephanie Gertler Publisher do OBemdito

Inscrições para o Enem 2025 encerram nesta sexta-feira; veja como participar

A aplicação das provas será feita nos dias 9 e 16 de novembro

Foto: Ilustrativa/Michael Jung/Deposit Photos
Inscrições para o Enem 2025 encerram nesta sexta-feira; veja como participar
Stephanie Gertler - OBemdito
Publicado em 3 de junho de 2025 às 09h01 - Modificado em 3 de junho de 2025 às 09h54

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 iniciaram no dia 26 de março e encerram nesta sexta-feira (6/6). Quem quiser participar do exame precisa se inscrever pela Página do Participante. Do mesmo modo, esse prazo também é válido para quem vai pedir atendimento especializado ou deseja ser tratado pelo nome social.

A aplicação das provas será feita pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), nos dias 9 e 16 de novembro, em todos os estados, bem como no Distrito Federal.

Inscrição não é automática

Atenção: mesmo quem teve a isenção da taxa aprovada ou justificou ausência na edição de 2024, da mesma forma, precisa fazer a inscrição normalmente. Ou seja, a inscrição não é automática nesses casos. É obrigatório acessar a Página do Participante e concluir o processo. Quem esqueceu a senha da conta pode seguir os passos de recuperação na própria plataforma. Todos que quiserem fazer o exame precisam se inscrever no sistema, sem exceção.

Certificação de ensino médio

Conforme divulgado pelo Inep, o Enem 2025 volta a valer como forma de certificação do ensino médio ou como prova de proficiência parcial para quem tem mais de 18 anos. Se esse for o caso, o participante deve informar essa intenção no momento da inscrição.

Candidatos com esse perfil que estejam inscritos no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal) não vão precisar pagar a taxa.

Entretanto, para conseguir o certificado de conclusão do ensino médio pelo Enem, o estudante precisa tirar, no mínimo, 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e alcançar pelo menos 500 pontos na redação.

Inscrição facilitada para concluintes da rede pública

Uma novidade nesta edição é a inscrição pré-preenchida para estudantes que estão concluindo o ensino médio em escolas públicas. Nesses casos, basta acessar a Página do Participante, confirmar os dados e escolher entre inglês ou espanhol para a prova de língua estrangeira.

Mesmo que o estudante não tenha pedido isenção da taxa, se ele for concluinte da rede pública, a plataforma não vai gerar boleto de pagamento.

Aplicação especial no Pará

Por causa da COP 30 (30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas), que vai acontecer em Belém no mesmo período das provas regulares, o Enem será realizado em datas diferentes em três cidades do Pará: Belém, Ananindeua e Marituba. Nesses municípios, portanto, o exame será aplicado nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro.

Apesar da mudança, quem mora nessas cidades ainda pode fazer o Enem nas datas regulares, desde que escolha outro município como local de prova no momento da inscrição.

Programa Pé-de-Meia

O programa Pé-de-Meia, voltado para estudantes do último ano do ensino médio, garante um bônus de R$200 para quem comparecer aos dois dias de prova. Esse valor será pago posteriormente a realização do exame. Da mesma forma, todos os participantes do programa também tiveram isenção da taxa de inscrição no Enem 2025.

Pagamento da taxa

Quem não é isento paga R$ 85 pela taxa de inscrição e deve quitá-la até o dia 11 de junho. A Página do Participante gera o boleto, e o pagamento pode ocorrer via Pix, cartão de crédito ou débito em conta corrente ou poupança, conforme o banco. Quem escolher o Pix pode utilizar o QR Code exibido no boleto.

Orientações disponíveis no site

O portal do Inep disponibiliza uma página com as principais orientações para os participantes do Enem. Também há uma seção com perguntas frequentes, onde os interessados podem tirar dúvidas sobre o exame e seus procedimentos.

O que é o Enem?

O Exame Nacional do Ensino Médio tem como objetivo avaliar o desempenho dos estudantes ao final da educação básica. Desde sua criação, há mais de 20 anos, o Enem se tornou a principal forma de acesso ao ensino superior no Brasil.

Programas como o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), o Prouni (Programa Universidade para Todos) e o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) utilizam a nota do Enem, que também serve de critério para instituições de ensino públicas e privadas em seus processos seletivos.

Além disso, diversas universidades em Portugal aceitam a nota do Enem como parte dos critérios de admissão, graças a convênios firmados com o Inep. Esses acordos permitem o acesso direto às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar o ensino superior no país europeu.

Leia também: PIS/Pasep 2025: confira o calendário para quem nasceu em julho e agosto

(OBemdito com informações Inep)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas