
Primeira semana de junho será de tempo instável e pancadas de chuva no Paraná
Em Umuarama, a previsão indica variação térmica típica do início do inverno


A primeira semana de junho começou com chuva moderada em todo o estado do Paraná. Segundo o Simepar, as instabilidades avançam do Paraguai e afetam diversas regiões. Nesta segunda (2), os maiores volumes de chuva foram registrados em Francisco Beltrão (23,8 mm), Maringá (22,6 mm), Cruzeiro do Iguaçu (22 mm) e Foz do Iguaçu (22,2 mm).
Já nesta terça (3), antes das 9h, Campina Grande do Sul alcançou 24 mm, Araucária 19,4 mm e Fazenda Rio Grande 17,8 mm. O Simepar prevê chuvas dentro da média histórica em regiões como a Leste (RMC e Litoral), Norte e Campos Gerais.
No entanto, no Oeste, Sudoeste e Centro-Sul, os acumulados devem ficar acima da média. Foz do Iguaçu, Pato Branco e Francisco Beltrão estão entre os municípios com expectativa de maiores volumes. “As chuvas desta terça foram causadas por áreas de instabilidade vindas do Paraguai. A intensidade é fraca a moderada”, afirma o meteorologista Paulo Barbieri, do Simepar.
Na quarta (4), a previsão é de chuvas isoladas. Na quinta-feira (5), um sistema de baixa pressão e uma frente fria devem provocar chuva intensa em todas as regiões do estado, com possibilidade de temporais. “A frente fria se desloca pelo oceano, enquanto o sistema de baixa pressão atua no Paraguai. Isso aumenta o potencial para precipitações mais fortes”, explica Barbieri.
A expectativa é que a chuva comece pelas regiões Oeste e Sudoeste, avançando ao longo do dia para o restante do estado. Na sexta-feira (6), a frente fria se afasta, mas ainda haverá possibilidade de chuva isolada, especialmente no Norte e Leste do Paraná. De acordo com o Simepar, a segunda semana de junho também será chuvosa. A tendência é de uma segunda quinzena mais seca.
Em Umuarama, a previsão para a primeira semana é de pancadas de chuva, com variação térmica típica para o início do inverno. O maior volume de chuva, no entanto, está previsto para sábado (7) e domingo (8), quando estão previstos quase 80 milímetros para os dois dias. As temperaturas mínimas devem variar entre 15 °C e 17 °C, e as máximas entre 24 °C e 26 °C.
