Rudson de Souza Publisher do OBemdito

Umuarama abre matrículas para alfabetização de jovens e adultos

Programa do MEC oferece aulas gratuitas para maiores de 15 anos que não foram alfabetizados

Centro Cultural Vera Schubert será sede das aulas do Brasil Alfabetizado em Umuarama, de segunda a sexta-feira pela manhã (Foto reprodução PMU)
Umuarama abre matrículas para alfabetização de jovens e adultos
Rudson de Souza - OBemdito
Publicado em 3 de junho de 2025 às 18h52 - Modificado em 3 de junho de 2025 às 20h31

A Secretaria Municipal de Educação de Umuarama está com matrículas abertas até o dia 25 de junho para o Programa Brasil Alfabetizado (PBA). O programa é voltado a jovens, adultos e idosos acima de 15 anos que ainda não foram alfabetizados.

As aulas acontecerão no Centro Cultural Vera Schubert, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h. O anúncio da data de início ocorrerá posteriormente.

O PBA é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), em parceria com estados e municípios. A iniciatova tem como objetivo garantir o acesso à educação básica. Além diso, busca promover a inclusão social por meio da alfabetização.

A secretária municipal de Educação, Letícia Labiak Pereira, falousobre a importância do Programa Brasil Alfabetizado.“A proposta busca garantir o direito à educação básica. Também ampliar as oportunidades para aqueles que, por diferentes motivos, não tiveram acesso à escola na idade apropriada”.

Leia também: Matrículas para a EJA estão abertas em Umuarama; saiba como se inscrever.

Desenvolvido de forma descentralizada, o programa de alfabetização atende especialmente populações em situação de vulnerabilidade. Dessa forma, busca aqueles que estão em comunidades rurais, quilombolas e pessoas privadas de liberdade. Porém, o PBA atende qualquer cidadão interessado em aprender a ler e escrever.

Mais informações estão disponíveis na Secretaria Municipal de Educação ou pelo telefone (44) 2030-4050.

Leia também: Educação de Umuarama reforça compromisso com alfabetização em seminário estadual.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas