
Umuarama: Prefeitura executa pavimentação em TST na rua Monteiro Lobato
O local é uma subida de leito natural, ainda sem pavimentação asfáltica, que era afetado pela enxurrada


A Prefeitura de Umuarama executou uma obra de pavimentação em TST (Tratamento Superficial Triplo) na rua Monteiro Lobato. O local é uma subida de leito natural, ainda sem pavimentação asfáltica, que era afetado pela enxurrada. Além disso, tinha o trânsito dificultado nos períodos de chuva, sem falar na necessidade de manutenção constante.
A via está localizada no entroncamento com a rua Porto Alegre, próximo ao Jardim Atlântico, em um trecho de 150 metros. Os moradores receberam positivamente a benfeitoria, que terá impacto na qualidade de vida deles.
O prefeito Fernando Scanavaca solicitou que a Secretaria de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos executasse a pavimentação. A opção foi pelo sistema TST. O revestimento consiste na aplicação de três camadas de pedra brita de diferentes espessuras com ligante asfáltico. Por fim, um rolo compactador prensa o material e realiza o acabamento.
“A secretaria executou o serviço na última semana e os moradores da redondeza já sentiram os benefícios”, disse o secretário de Obras, Renato Caobianco. “Enquanto não é possível executar a pavimentação asfáltica nos 750 metros de extensão, o tratamento deste trecho mais íngreme e a conservação ao longo da estrada garantem boas condições de tráfego e mais comodidade”, completou.

A princípio, a técnica de tratamento superficial triplo atende, normalmente, estradas rurais e vias de baixo a médio tráfego. O sistema oferece benefícios como maior durabilidade, segurança e conforto para os usuários.
Além disso, a pavimentação TST oferece maior durabilidade e resistência à abrasão, melhor aderência pneu/superfície, proporcionando mais segurança, conforto aos usuários, redução de custos de manutenção e adaptação a diferentes condições climáticas e de tráfego.
Leia também: Douradina recebe R$ 6,4 milhões do Estado para investir em asfalto e iluminação.

(Informações: Assessoria PMU)