
IAT promove ações em 12 municípios da região na Semana do Meio Ambiente
Atividades incluem plantio de mudas, palestras e visitas educativas com participação de escolas e comunidades locais


Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta quinta-feira (5), o Instituto Água e Terra (IAT) promove uma série de atividades. O escritório regional de Umuarama realiza ações em 12 municípios do Noroeste do Paraná com a Semana do Meio Ambiente.
A programação, com atividades culturais e sustentáveis, teve início na sexta-feira (30). O trabalho segue até esta sexta (3) e inclui plantios de mudas, palestras educativas, visitas guiadas e distribuição de espécies frutíferas.
Coordenadas pelos servidores do IAT, as ações buscam conscientizar a população sobre a importância da preservação ambiental. Além disso, buscam envolver diretamente estudantes, professores, entidades locais e a comunidade em práticas sustentáveis.

Confira o cronograma de atividades
Na sexta-feira (30), as atividades começaram com orientações e entrega de mudas para plantio em Cruzeiro do Oeste, Nova Olímpia e Tapira. Em Nova Olímpia, a professora Gislene dos Santos Guedes recebeu instruções técnicas e conduziu, com seus alunos do Colégio Estadual Duque de Caxias, um plantio simbólico.
Na segunda-feira (2), alunos das escolas de Brasilândia do Sul visitaram a Unidade de Valorização de Recicláveis (UVR), onde também receberam mudas frutíferas. À tarde, em Alto Piquiri, um plantio coletivo no Parque da Bica marcou o início da recuperação da área, que será transformada em ponto turístico.

A terça (3) foi marcada por ações em Cafezal do Sul e Iporã. Em Cafezal, o plantio foi realizado em duas instituições de ensino com a presença de autoridades locais. Em Iporã, alunos da Escola Municipal Professora Geni Aparecida Giordano plantaram 30 mudas no Parque Ecológico Primavera.
Já na quarta-feira (4), em Altônia, o servidor Cidnei ministrou uma palestra sobre preservação ambiental antes de um plantio em parceria com o Projeto Resgate da Criança e do Adolescente. Em São Jorge do Patrocínio, houve ação de plantio na prainha da cidade.
Próximas ações do IAT
Nesta quinta-feira (5), estudantes e a comunidade de Mariluz, Cruzeiro do Oeste e Xambrê participam de ações de plantio de mudas de árvores. Na sexta-feira (6), em Douradina, no Bosque Municipal com apoio do Instituto Gazin, e em Alto Paraíso, haverá entrega de mudas à comunidade.
As ações integram o calendário oficial da Semana do Meio Ambiente no Paraná. Dessa forma, o IAT reforça seu compromisso com a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável nas regiões atendidas.

Programação em Umuarama
Umuarama optou por fazer uma programação própria com relação ao Dia Mundial do Meio Ambiente, mas com apoio do IAT. A 23ª Caminhada Ecológica é um dos eventos mais tradicionais da cidade e que integra também a programação do 70º aniversário do município.
A edição deste ano acontece no dia 8 de junho, com largada às 7h no estacionamento do Shopping Palladium. A Caminhada Ecológica 2025 terá a maior premiação da história do evento. Os organizadores sortearão 22 bicicletas e dois vales tênis entre os participantes que completarem o percurso.
Com 7,5 km de trajeto, a caminhada segue até a estação de captação da Sanepar, localizada na Estrada Jaborandi. Para garantir conforto e bem-estar aos participantes, a organização disponibilizará pontos de hidratação, distribuição de frutas e banheiros químicos. O Instituto Água e Terra (IAT) terá um estande para entrega de mudas de árvores frutíferas.
Os interessados podem se inscrever até esta sexta-feira (6). Confira mais detalhes aqui.
