
Climatempo alerta para chegada de nova frente fria neste final de semana
A onda de frio deve se estender até o dia 14 de junho


O Climatempo divulgou um alerta indicando a chegada de uma nova frente fria neste final de semana. A onda de frio deve se estender até o dia 14 de junho e atingirá várias regiões do Brasil.
Junho começou com mudanças bem importantes e significativas no tempo em vários estados do centro-sul brasileiro. No decorrer ainda desta semana, a passagem de uma frente fria, irá reforçar um ar mais frio. Isso acontecerá primeiramente nas áreas do Sul, entre a noite desta quinta (5) e de sexta-feira (6).
Quando começa a frente fria?
O instituto de meteorologia indica que esta primeira massa de ar frio que chega entre quinta e sexta, a princípio, será mais fraca. Ela ajuda a manter as temperaturas ainda baixas sobre o Rio Grande do Sul. Além disso, começa a provocar uma queda mais acentuada nas temperaturas entre Santa Catarina e Paraná.
No domingo (8) ocorre a entrada de outra massa de ar polar, desta vez com uma característica mais forte. O frio deve avançar sobre o continente e trazer uma queda mais acentuada novamente. Entretanto, desta vez a frente fria causará impactos também nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e áreas do Norte do país.
Qual a diferença com a massa de ar polar de maio?
De acordo com o Climatempo, esta onda de frio tem características um pouco diferentes da primeira registrada no país na última semana de maio. Ela abrange uma área um pouco menor e não será tão intensa como a primeira frente fria registrada.
Porém, em termos de duração, esta será um pouco maior. Muitos locais irão sentir frio por mais tempo do que a massa de ar polar que encerrou no dia 3 de junho. Contudo, o Climatempo destaca que isto não significa que será menos frio que no último evento.

Pode nevar?
O risco de neve, em si, é muito menor ao que foi previsto e ao que aconteceu na frente fria do final de maio. “As rodadas mais recentes dos modelos de previsão, indicavam uma chance muito baixa para neve. Porém, restrita novamente a regiões mais altas da Serra Catarinense, como Urupema, São Joaquim e Urubici”, divulgou o Climatempo. A probabilidade é de que a neve aconteça na segunda-feira (9) – caso chegue a nevar.
(Informações: Climatempo)