
Tempestades com granizo e ventos causam estragos no Paraná
Risco de temporais permanece em todas as regiões do Estado nos próximos dias


Fortes tempestades atingiram diversas cidades do Paraná na madrugada desta quinta-feira (5). O fenômeno provocou rajadas intensas de vento, queda de granizo e muitos raios. As regiões oeste, sudoeste, centro-sul e sudeste foram as mais afetadas, de acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).
As maiores rajadas de vento registradas chegaram a 86 km/h em Planalto. Assis Chateaubriand registrou 69,8 km/h, Candói 65,5 km/h e Capanema 62,6 km/h. Em Cascavel, no oeste paranaense, houve alagamentos causados pela forte chuva. A região metropolitana de Curitiba e o litoral também tiveram temporais, porém com menor intensidade.
Segundo o Simepar, a combinação de fatores meteorológicos explica o cenário severo. A umidade elevada, o transporte de calor em baixos níveis da atmosfera e a mudança de direção dos ventos conforme a altitude contribuíram para a instabilidade. A presença de uma frente fria no oceano e uma área de baixa pressão próxima ao Paraguai agravaram a situação.
Leia também: Umuarama pode registrar até 78 mm de chuva com alerta de tempestades
O meteorologista Lizandro Jacóbsen alerta que o risco de temporais permanece para todas as regiões do Paraná. “Desde a madrugada, chove forte, principalmente no oeste e sudoeste do estado, causando transtornos. A região de Guarapuava registra muita chuva”, disse. Ele destaca que as chuvas devem continuar, com foco na metade sul e centro-sul do estado.
Para esta sexta-feira (6), a previsão indica redução significativa dos temporais, com menor risco de chuva na maioria dos municípios. No entanto, a instabilidade retorna com força no fim de semana. No sábado (7), a chuva deve ser mais intensa na metade sul, e no domingo (8), na metade norte do Paraná.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta para chuvas intensas, com precipitação de 20 a 30 mm por hora ou até 50 mm em 24 horas. Ventos entre 40 e 60 km/h e possibilidade de granizo também estão previstos. O alerta abrange as regiões metropolitanas de Curitiba, norte pioneiro, noroeste e centro do estado.
O Inmet destaca baixo risco de cortes de energia, danos em plantações, queda de galhos e alagamentos, mas reforça a importância de atenção redobrada. A Defesa Civil orienta a população a acompanhar boletins meteorológicos e seguir as recomendações de segurança.
(OBemdito com Banda B)