
Instituto Nacional de Meteorologia emite alerta de chuvas intensas para todo o Paraná
Também são esperados ventos fortes, além da possibilidade de queda de granizo


O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta sexta-feira (6) um alerta amarelo de chuvas intensas válido para cidades de cinco Estados brasileiros, incluindo todo o Paraná. O aviso começa a valer a partir das 12h deste sábado (7) e seguirá até o mesmo horário de domingo (8).
De acordo com o Inmet, estão previstas chuvas intensas com volumes entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a 50 milímetros no acumulado diário. Além da chuva, também são esperados ventos fortes com velocidades entre 40 e 60 km/h, além da possibilidade de queda de granizo.
Riscos envolvidos
De acordo com o órgão, os riscos associados ao fenômeno climático incluem cortes de energia elétrica, danos em plantações, alagamentos e queda de galhos de árvores. Apesar dos riscos, especialistas consideram baixa a chance de ocorrências mais graves, ainda que a situação exija atenção e medidas preventivas.
Cuidados recomendados
Para reduzir os riscos, o instituto orienta a população a adotar algumas medidas preventivas. Em caso de rajadas de vento, recomenda-se evitar procurar abrigo debaixo de árvores, pois há risco de quedas e descargas elétricas. Além disso, também é importante não estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda.
Se for possível, o ideal é desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia para evitar acidentes provocados por oscilações ou quedas de energia.
Canais de emergência
Em situações de emergência, a recomendação é acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo número 193. Esses serviços estão preparados para atender ocorrências como alagamentos, destelhamentos e quedas de árvores, além de outros problemas causados pelas condições climáticas.
Alerta estendido
Embora o alerta inicial valha até o meio-dia de domingo (8), o Inmet informou que a previsão de instabilidade no tempo pode se estender até a manhã de quarta-feira (11). Por isso, os moradores das áreas afetadas devem continuar acompanhando as atualizações meteorológicas ao longo dos próximos dias.

Leia também: Granizo e ventos de 86 km/h castigaram o PR; Umuarama terá fim de semana chuvoso