
Serviços públicos de Umuarama terão alterações no feriado de Corpus Christi
Na sexta-feira seguinte, depois do feriado haverá ponto facultativo, conforme decreto publicado pela Prefeitura


Umuarama terá feriado municipal na quinta-feira, 19 de junho, em comemoração ao Dia de Corpus Christi. A data é reconhecida por força da Lei Municipal nº 2.046/1997, que inclui a celebração religiosa no calendário oficial da cidade. Na sexta-feira seguinte, 21 de junho, haverá ponto facultativo, conforme decreto publicado pela Prefeitura.
De acordo com a legislação, Corpus Christi integra o rol de feriados religiosos de Umuarama, ao lado da Sexta-feira Santa, da Assunção de Nossa Senhora (15 de agosto) e do dia de São Francisco de Assis, padroeiro da cidade (4 de outubro). Em 2024, a cidade também oficializou o Dia da Consciência Negra (20 de novembro) como feriado municipal.
A lei estabelece que as datas religiosas devem ser celebradas exatamente no dia correspondente do calendário, sem possibilidade de antecipação ou adiamento. A norma também contempla o feriado do dia 26 de junho, em alusão à fundação do município.
Neste ano, Corpus Christi será celebrado em 19 de junho. A festa é móvel, ocorrendo sempre na quinta-feira, 60 dias após a Páscoa. Isso significa que a data varia a cada ano, conforme o calendário religioso cristão.
Leia também: “Deve pagar dois IPVAs”: motorista revolta população ao parar em duas vagas
Serviços essenciais funcionam na sexta-feira
Segundo o decreto nº 140/2025, assinado pelo prefeito Fernando Scanavaca, a sexta-feira (21) será ponto facultativo para os órgãos públicos municipais. No entanto, serviços essenciais funcionarão normalmente.
Entre eles estão: coleta de lixo, varrição de ruas, serviços funerários, vigilância em saúde, cemitério, aeroporto, terminal rodoviário, Guarda Municipal e agentes de trânsito. O Pronto Atendimento Municipal também seguirá com atendimento para urgências e emergências.
Já as demais unidades da Secretaria de Saúde estarão fechadas. A Secretaria de Educação manterá as aulas, conforme previsto no calendário escolar de 2025. A população deve se programar para evitar transtornos. Serviços administrativos da prefeitura e unidades de atendimento só voltam a funcionar na segunda-feira, 24 de junho.
(OBemdito com informações Assesssoria PMU)