Rudson de Souza Publisher do OBemdito

Contra crimes transfronteiriços, PM realiza operações de barreira em Umuarama

Ação do 25º BPM abordou 47 veículos em pontos estratégicos da cidade; foco foi prevenir crimes e fiscalizar documentação

Policiais do 25º BPM realizaram barreiras na Avenida Paraná e na Avenida Portugal durante a fiscalização desta semana (Foto PMPR)
Contra crimes transfronteiriços, PM realiza operações de barreira em Umuarama
Rudson de Souza - OBemdito
Publicado em 11 de junho de 2025 às 18h35 - Modificado em 11 de junho de 2025 às 19h08

Equipes do 25º Batalhão de Polícia Militar (25º BPM) realizaram nesta quarta-feira (11) uma operação de fiscalização de trânsito em Umuarama, com barreiras montadas em dois dos principais corredores da cidade: a Avenida Paraná e a Avenida Portugal.

A ação, segundo a corporação, teve como foco a prevenção de crimes transfronteiriços, cumprimento de mandados de prisão e a checagem de veículos com alerta de furto ou roubo.

Apesar do caráter ostensivo da operação, nenhum crime foi identificado durante as abordagens. Ao todo, foram fiscalizados 39 veículos e 8 motocicletas. A operação resultou em quatro notificações por infrações de trânsito.

De acordo com a PM, ações como essa serão intensificadas com o objetivo de aumentar a segurança nas vias urbanas e combater irregularidades no tráfego.

Fiscalização no fim de maio

Em ação conjunta com a campanha Maio Amarelo, o 25º Batalhão da Polícia Militar do Paraná realizou na no último dia 30 outra grande operação de fiscalização em Umuarama, com foco na repressão à embriaguez ao volante e outras infrações de trânsito. As blitze foram montadas em pontos estratégicos das avenidas Paraná e Maringá, vias de grande circulação na cidade.

Segundo a PM, a operação integra as ações da “Lei Seca” e visa reduzir os índices de acidentes e mortes no trânsito, reforçando o uso de itens obrigatórios de segurança, como o cinto. Ao todo, foram fiscalizados 43 veículos, incluindo oito motocicletas e uma moto elétrica, além de 70 pessoas abordadas.

Dos 52 testes de bafômetro oferecidos, apenas um motorista foi autuado por dirigir sob influência de álcool, o que configura infração gravíssima segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e implica multa de R$ 2.934,70, além da suspensão da CNH.

Entre as 36 autuações registradas, a mais comum foi a falta de uso do cinto de segurança, com 26 registros (art. 167 do CTB). Outras infrações incluíram condução por motoristas não habilitados (3), permitir que pessoas sem CNH assumissem a direção (3), dirigir com CNH vencida há mais de 30 dias (1) e uso de película em desacordo com a legislação (1).

Houve ainda um veículo flagrado circulando sem estar devidamente licenciado. A operação utilizou o apoio de etilômetros e agentes capacitados para identificar comportamentos de risco.

A PMPR reforça que operações como esta têm caráter preventivo e educativo, além de punitivo. “O objetivo é salvar vidas e promover a segurança viária, combatendo condutas que colocam a coletividade em risco”, afirmou o comando do 25º BPM.

A Operação Lei Seca deve continuar ao longo dos próximos dias em diversas regiões do Paraná, especialmente nas cidades com maior índice de acidentes.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas