
Exposição resgata memória do povo xetá com fotos e documentário em Umuarama
Mostra “Memória e Resistência Xetá” retrata a trajetória de uma etnia considerada extinta


Uma exposição que busca dar visibilidade a uma etnia quase apagada da história será aberta nesta quinta-feira (12), às 14h, no Centro Cultural Vera Schubert, em Umuarama (PR).
Com entrada gratuita, a mostra “Memória e Resistência Xetá: Ontem, Hoje e Amanhã” integra a programação oficial do 70º aniversário de fundação da cidade.
A iniciativa reúne fotografias históricas e contemporâneas, além da exibição de um documentário inédito que narra a trajetória do povo indígena xetá, originário do noroeste do Paraná.
Dados como extintos até poucas décadas atrás, os xetá reafirmam sua presença por meio de imagens, sons e relatos que compõem a narrativa da exposição.
A mostra apresenta registros realizados por pesquisadores no século 20, além de retratos recentes produzidos por integrantes da própria comunidade indígena, em oficinas audiovisuais ministradas com o apoio do cineasta umuaramense Erik Gasparetto, idealizador do projeto.
A ação é contrapartida de um projeto contemplado com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e do Ministério da Cultura.
O curta-metragem documental “Somos Xetá”, que será exibido durante o evento, é dirigido por três cineastas da etnia — Nyathe, Tikone e Leandro, moradores da Terra Indígena de São Jerônimo, onde vivem com os povos kaingang e guarani.
Após a sessão, haverá um debate com o cacique xetá e membros da comunidade, promovendo um diálogo direto com o público sobre identidade, território e resistência.
A produção é assinada por Ana Ribas Arte e Cultura, com apoio da Fundação Cultural de Umuarama, Prefeitura e Rune Design.
Serviço
Exposição e documentário “Memória e Resistência Xetá: Ontem, Hoje e Amanhã”
Local: Centro Cultural Vera Schubert
Abertura: 12 de junho
Horário: 14h
Visitação: até 30 de junho
Entrada gratuita