Rudson de Souza Publisher do OBemdito

Vestibular de Inverno da UEM registra 9,8 mil inscritos; Medicina lidera concorrência

Curso de Medicina chega a mais de 670 candidatos por vaga no sistema de cotas sociais; provas serão aplicadas em 13 cidades

Vestibular da UEM atrai candidatos de todo o Paraná e de outros estados; maior concorrência é para Medicina, com mais de 3,7 mil inscritos (Foto UEM)
Vestibular de Inverno da UEM registra 9,8 mil inscritos; Medicina lidera concorrência
Rudson de Souza - OBemdito
Publicado em 13 de junho de 2025 às 14h58 - Modificado em 13 de junho de 2025 às 14h58

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) recebeu 9.832 inscrições para o Vestibular de Inverno 2025, conforme balanço divulgado nesta sexta-feira (13) pela Comissão Central do Vestibular Unificado (CVU). Os candidatos disputam 936 vagas em diversos cursos de graduação, sendo 9.490 inscritos pelo sistema universal e 342 pelo sistema de cotas sociais.

Medicina registrou a maior concorrência em ambos os sistemas. No sistema de cotas sociais, são cerca de 674 candidatos por vaga, e no universal, aproximadamente 628 candidatos por vaga. O curso também foi o mais procurado, com 3.770 inscrições no total.

Outros cursos com alta demanda são Odontologia, com 53,8 candidatos por vaga no sistema universal, Biomedicina e Engenharia de Software, ambos com 71 candidatos por vaga no sistema de cotas. Psicologia também se destacou, com 56,5 candidatos por vaga pelo mesmo sistema.

O reitor da UEM, Leandro Vanalli, destacou o número expressivo de inscritos como reflexo da qualidade da instituição. “O sucesso nas inscrições é um testemunho da reputação que a UEM vem construindo ao longo de seus 55 anos, pautada na inovação, na relevância social e na formação integral dos estudantes”, afirmou.

Segundo a CVU, 38,5% dos inscritos são de Maringá, sede da universidade. Outros municípios com destaque são Curitiba (4,5%), Sarandi (4%), Londrina (3,9%) e Umuarama (2,9%). A maioria dos candidatos (90%) reside no Paraná, mas há também inscritos de São Paulo (8,9%), Mato Grosso do Sul (2,4%), Santa Catarina, Mato Grosso e outros estados.

O documento com a concorrência por curso e a lista de inscrições homologadas e não homologadas está disponível no site do Vestibular UEM. Candidatos que não tiveram a inscrição homologada, apesar de terem pago a taxa até 6 de junho, podem enviar pedido de reconsideração com comprovante de pagamento até o dia 17 de junho para o e-mail vestibular@uem.br.

As provas serão aplicadas no dia 13 de julho, no período da tarde, em Maringá e mais dez cidades paranaenses: Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Goioerê, Ivaiporã, Paranavaí, Umuarama, Ponta Grossa e Curitiba. Os locais de prova serão divulgados em 24 de junho. A situação da inscrição pode ser acompanhada pelo Menu do Candidato, no site oficial ou no aplicativo Vestibular UEM.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas