
Criança de 2 anos faz disparo acidental com pistola 9mm e mata a própria mãe; com vídeo
Imagens do circuito de monitoramento mostram o momento em que o fato aconteceu


Uma criança de apenas 2 anos fez um disparo acidental com uma pistola 9mm e tirou a vida da própria mãe. A fatalidade aconteceu na cidade de Rio Verde do Mato Grosso, no Mato Grosso do Sul, na noite de sexta-feira (13).
Imagens do circuito de monitoramento mostram o momento em que o fato aconteceu. No vídeo é possível ver que um homem, uma mulher e o menino estão na varanda de casa. O filho pega a pistola que estava em cima de uma mesa e fica de costas segurando a arma por alguns instantes, enquanto os pais conversam. De repente, a criança se vira e faz o disparo em direção à mãe.
A mulher de 27 anos chega a levantar e é amparada pelo marido. Enquanto isso, o filho se agarra às pernas da mulher. Em seguida, ela dá alguns passos e cai, ao mesmo tempo em que o homem pega a arma que estava no chão e a leva para outro local.
O vídeo abaixo contém imagens consideradas fortes.
A pistola 9mm é de propriedade do homem, de 56 anos. O tiro atingiu a mãe e o peito da vítima. Alguém acionou o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). A equipe prestou atendimento à mulher ainda no local e encaminhou a vítima até um hospital. Porém, ela não resistiu aos ferimentos e morreu em seguida.
A Polícia Militar (PM) esteve na residência da família e conduziu o homem para a Delegacia. Os policiais apreenderam a arma, da marca Glock, além de um carregador e 19 munições, sendo que uma delas estava deflagrada.
Investigação
A Polícia Civil realiza a investigação do caso. O marido da vítima deve ser denunciado por homicídio culposo e omissão de cautela de arma de fogo. O crime está previsto no artigo 13 do Estatuto do Desarmamento (Lei nº 10.826/2003) pelo fato de a criança ter acessado a arma e feito o disparo.
A lei prevê que o proprietário ou possuidor de uma arma de fogo comete crime quando deixa de tomar as precauções necessárias para impedir que um menor de 18 anos ou pessoa com deficiência mental se apodere da arma. Essa omissão configura um crime, punível com detenção de 1 a 2 anos e multa.
O vídeo foi divulgado pelo site Banda B.