
Justiça no Bairro uniu 115 casais de Umuarama e da região através de casamento coletivo
O casamento foi celebrado pela desembargadora do TJPR, Joeci Machado Camargo


O esperado casamento civil coletivo fechou com chave de ouro mais uma edição do programa Justiça no Bairro em Umuarama. A ação acontece através de parceria que envolve o Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), o Serviço Social do Comércio (Sesc) e a Prefeitura – por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social. Além disso, a Universidade Paranaense (Unipar) e os cartórios de registro civil, entre outros, foram parceiros da iniciativa.
Toda a estrutura foi montada no campus 3 da Unipar e ofereceu diversos serviços gratuitos entre os dias 12 e 14 de junho. O atendimento priorizou cidadãos e cidadãs com renda de até três salários-mínimos. Os três Centros de Referência da Assistência Social (Cras) de Umuarama e outros da região receberam as inscrições para o casamento coletivo. Foi tudo gratuito.
A informou a secretária de Assistência Social do município, Maria Luisa Bertoco, falou sobre o casamento coletivo. “Tivemos 115 casais ao todo, com a grande maioria de Umuarama e os demais de cidades vizinhas”.
A desembargadora do TJPR, Joeci Machado Camargo celebrou o casamento. “Ela é a grande responsável por este importante projeto social, que tanto bem faz para pessoas em vulnerabilidade e os casais que quiseram regularizar a união civil. À Dra. Joeci, todo o nosso carinho e gratidão”, completou Maria Luisa.

Para participar, os noivos – e casais que já vivem juntos – apresentaram documentos de identidade e CPF. Bem como, a certidão de nascimento ou casamento com averbação do divórcio (atualizada em até 90 dias), além de comprovantes de renda e endereço.
A solenidade, presidida pela desembargadora, teve como testemunhas o prefeito Fernando Scanavaca, a primeira-dama e secretária de Saúde, Lisbeth Pititto Scanavaca, a chefe de Divisão da Proteção Básica da Assistência Social, Juliana Manduca Januário Catarin, e o coordenador do Cras 1, Eduardo Colis.

Justiça no Bairro em Umuarama
Além da celebração do casamento civil coletivo, o programa Justiça no Bairro em Umuarama contou com outros serviços. Entre eles, a emissão de documentos de identidade e atendimentos jurídicos. O público pôde fazer soluções consensuais na área de família, divórcio, guarda, pensão alimentícia e união estável. Além disso, os atendimentos auxiliaram no reconhecimento de paternidade/maternidade, retificação de registro e teste de DNA, entre outros.
A Prefeitura de Umuarama realizou atendimentos do CadÚnico, Procon Municipal e Agência do Trabalhador (encaminhamento para vagas de emprego). Além disso, os visitantes tiveram acesso a serviços da Copel e Sanepar (renegociação de dívidas, tarifas solidárias e atualização cadastral), Senac (serviços de saúde e beleza) e cursos da Unipar, brincadeiras e brinquedos infláveis para as crianças.
Atualização
A reportagem foi atualizada às 14h de terça-feira (17) a pedido da Secretaria de Comunicação da Prefeitura para alteração do número de casais participantes do casamento coletivo. Ao invés de 90, o número correto é de 115 casais.




(Informações: Assessoria PMU)