
Saúde informa que Mutirão zerou fila de consultas em algumas especialidades médicas
A Secretaria de Saúde de Umuarama informa que agendou 10.069 consultas especializadas e liberou 12.018 exames através do Mutirão da Saúde


A Secretaria Municipal de Saúde divulgou a informação de que, através do Mutirão de Saúde, Umuarama zerou a fila de consultas em algumas especialidades médicas e de cirurgias eletivas. De acordo com a Secretaria, a administração municipal promoveu o Mutirão da Saúde, que faz parte das comemorações dos 70 anos de fundação de Umuarama.
“Canalizar recursos para ampliar ao atendimento à população, oferecendo um número maior de consultas com médicos especialistas, exames clínicos e cirurgias eletivas – que contavam com longas filas de espera – foi a prioridade do prefeito Fernando Scanavaca na programação do aniversário da cidade”, informa a pasta.
O prefeito ressaltou a importância de estabelecer prioridades e também do Mutirão da Saúde. “Em vez de contratarmos shows e artistas caros, proporcionando uma alegria momentânea, decidimos empregar os recursos na contratação de consultas e procedimentos médicos para reduzir o tempo de espera na fila, beneficiando a população que espera atendimento com especialistas. Foi uma decisão administrativa pensando no bem-estar da população, que é a nossa prioridade”, afirmou Scanavaca.
Conforme a Secretaria de Saúde, através do Mutirão já há algumas especialidades em que a fila de espera foi praticamente eliminada. Dessa forma, “os pacientes serão atendidos no prazo máximo de 30 dias, que são necessários por conta da agenda do profissional médico, compatibilidade de datas e feriados”, divulgou a administração.
Números do Mutirão da Saúde
Desde o início de junho até a última quarta-feira, a Secretaria de Saúde agendou 10.069 consultas especializadas e liberou 12.018 exames através do Mutirão da Saúde.
A secretária municipal da Saúde, Lisbeth Pititto Scanavaca, informou na quarta-feira (18) que praticamente não há mais fila de espera em algumas especialidades. São elas: urologia, reumatologia, gastroenterologia, ortopedia (tratamento de mãos, ombro, quadril, pés e traumas em geral), nutricionista pediátrico, oftalmologista, psiquiatria pediátrica, cirurgia geral e alguns procedimentos específicos.
Lisbeth orientou os pacientes para que mantenham as informações e dados de contato atualizados, para não correrem o risco de perder a consulta ou cirurgia. “É muito importante manter o cadastro atualizado na sua unidade básica de saúde (UBS), principalmente o telefone e o endereço. Nossas esquipes estão tendo dificuldades para localizar e avisar muitos pacientes e confirmar o agendamento de consultas e procedimentos”, orientou Lisbeth.

Saúde na Praça
Por outro lado, Umuarama terá no próximo dia 26 – feriado pelo aniversário da cidade – uma grande mobilização na área de saúde, com a oferta de diversos serviços gratuitos à população. O evento ‘Saúde na Praça’ contará com tendas montadas na Praça Santos Dumont, onde várias equipes da Secretaria Municipal de Saúde e parceiros atenderão aos visitantes das 13h às 19h.
Dentre os atendimentos disponibilizados, haverá rastreio de doenças cardiovasculares e de câncer de pele, realizada por profissionais médicos, testes de acuidade visual (avaliação oftalmológica) também por profissionais da área, avaliação de câncer de boca com odontologistas especializados, vacinação contra influenza (gripe) para toda a população a partir dos 6 meses de vida e ainda orientações de saúde da mulher e da criança, sobre doenças sexualmente transmissíveis, nutrição, animais peçonhentos, manejo em escorpiões e prevenção à dengue, entre outros serviços.
(Informações: Assessoria PMU)