
Modelo de Umuarama desfila para marcas famosas, como Adidas, Reebok e Animale
Também já exibiu seu talento para marcas emblemáticas, como a francesa Comptoir des Cotonniers, a chinesa Shushutong e a espanhola Bershka


Com seus altos 1,79 centímetros e uma magreza supervalorizada no mundo da moda, a modelo umuaramense Amanda Oliveira vem ganhando projeção internacional, desfilando para grifes renomadas, como Adidas, Reebok, Animale, Comptoir des Cotonniers, Shushutong e Bershka.
Representada pela Supreme Management em Paris e Milão, Amanda, 19 anos, nasceu em Cruzeiro do Oeste, mas foi criada em Umuarama. É filha de Vagner Afonso de Souza, vendedor da Lajemix, e da estilista Cristina Oliveira [do ateliê Zulmira Calixto].
Nem precisa dizer que a influência para a escolha profissional veio da mãe. Com 16 anos, a modelo umuaramense já se preparava para entrar de corpo e alma, literalmente, na carreira. Aliás, não foi sua primeira opção.
“Meu sonho era ser jogadora de futebol e sempre treinei para isso, porém cresci demais e percebi que já não levava mais jeito para esse esporte e que tinha todos os atributos necessários para ‘modelar’… Segui minha intuição e estou realizada”, conta.

O primeiro passo foi encontrar uma agência de modelo para atuar. “Optei pela Way Model de São Paulo. Enviei por e-mail fotos e dados pessoais; logo me responderam e pediram para que eu fosse conhecê-los… Fui com meus pais e deu tudo certo”.
Meses depois de assinar o contrato, em 2022, já começou a fazer testes para agências internacionais. “Fiz em mais de trinta e de todas recebi feedbacks positivos… Fiquei muito feliz!”.

Ásia e Europa: modelo umuaramense brilha no exterior
Dedicação extrema nos treinos levou a modelo umuaramense a chegar lá… Lá na Coreia do Sul, lá na China, países asiáticos onde o mercado da moda está dinâmico e promissor.
“Em 2023 fiquei três meses em um e três meses em outro, morando e trabalhando… No ano seguinte, 2024, surgiu outra oportunidade para ir à China: foram mais três meses para acrescentar importantes experiências na bagagem”, relata Amanda Oliveira.
Leia também: Modelo larga a vida de carpinteiro e se torna estrela de grife internacional.
O ir e vir não parou. Nem bem chegou de volta ao Brasil, já precisou se concentrar na preparação física para temporadas de fashion week na Europa.
“Foquei muito para estar com o corpo necessário para esse mercado da alta moda, onde se trabalha para as grifes internacionais.” A chance chegou em 2025, quando passou três meses trabalhando na Itália, França e Espanha.
“Foi uma temporada maravilhosa! Conheci vários diretores criativos de grifes, como Alessandro Micheli, da Valentino, Adrian Appiolaza, da Moschino, e Anthony Vacarello, da YSL”, relembra.
“Deles, recebi muitos elogios, mas não desfilei para essas marcas, ainda!”, destaca, informando que também participou de editoriais de moda para as conceituadas revistas Elle Brasil e Harpe’s Bazaar.

Vida de modelo: treino e perseverança
Dia a dia intenso, com muitos compromissos: Amanda Oliveira confirma que o glamour das passarelas contrasta com a rigorosa necessidade de manter a boa forma física. “Não é fácil”, atenta.
“É uma rotina que requer muita dedicação e perseverança, porque o mercado da moda é muito competitivo; então, quando não estou trabalhando, estou focada na minha dieta e nos treinos.”
Ela diz que ama o que faz e que tem boas expectativas para o futuro: “Estou muito feliz e grata a Deus por esta oportunidade de viajar e trabalhar em países que sempre tive vontade de conhecer, vivenciando novas culturas… É um privilégio!”.
== Para quem quer acompanhar o dia a dia de Amanda Oliveira é possível acessar o Instagram (clique aqui).

