
Simulado de evacuação é realizado no Lar Santa Faustina, em Umuarama
O objetivo principal foi capacitar os responsáveis pelo lar a agir de forma eficaz em situações de risco, como incêndios

O Lar Santa Faustina, que atualmente abriga 72 idosos, teve um simulado de evacuação crucial para a segurança de seus residentes e funcionários. O treinamento ocorreu na última quarta-feira (18) e envolveu 135 participantes. O objetivo principal foi capacitar os responsáveis pelo lar a agir de forma eficaz em situações de risco, como incêndios.
A atividade simulou um incêndio na cozinha da instituição, exigindo uma resposta rápida e coordenada. O Sargento Joelson, chefe da Defesa Civil Municipal de Umuarama, destacou a importância do treinamento. Ele ressaltou que, devido aos focos de incêndio em vegetação ao redor do lar e à difícil locomoção de alguns idosos, a preparação é fundamental.
Durante a simulação, todos os 72 idosos, incluindo aqueles acamados ou com limitações de locomoção, saíram ou foram retirados do recinto perigoso em impressionantes 6 minutos e 13 segundos. O Sargento Joelson considerou o tempo excelente, dada a complexidade da operação e as condições dos residentes.

O treinamento de evacuação integrou um curso de brigadista e de gestão e técnica de evacuação, visando aprimorar as habilidades dos participantes.
Além dos funcionários e responsáveis do Lar Santa Faustina, o Corpo de Bombeiros, representantes da Labond Treinamentos e da Alpha4 Consultoria participaram ativamente da iniciativa.
A equipe responsável pelo curso incluiu Luiza Ito, da Labond Treinamentos, a Alpha4, o Sargento BM Joelson, o Bombeiro Civil Heverton Alfaro e o Bombeiro Civil Lucas Fernandes. A culminância do treinamento foi a formação dos brigadistas, que agora possuem o conhecimento e as técnicas necessárias para garantir a segurança no Lar Santa Faustina.

