Stephanie Gertler Publisher do OBemdito

Simepar prevê geada negra e frio recorde no Paraná nesta terça-feira

Nas regiões Oeste, Norte, Noroeste e Norte Pioneiro, a terça-feira (24) deve amanhecer com temperaturas próximas de 0°C

Foto: Valdelino Pontes/SECID-PR
Simepar prevê geada negra e frio recorde no Paraná nesta terça-feira
Stephanie Gertler - OBemdito
Publicado em 23 de junho de 2025 às 17h44 - Modificado em 23 de junho de 2025 às 18h11

Entre a noite de domingo (22) e a manhã desta segunda-feira (23), uma frente fria avançou pelo Paraná provocando tempestades, rajadas de vento que ultrapassaram os 93 km/h e acumulados de chuva acima dos 70 mm em algumas regiões do estado. A frente segue atuando no território paranaense ao longo desta segunda-feira, mantendo os temporais ativos.

Assim que esse sistema se deslocar, uma massa de ar de origem polar começa a atuar com força sobre o estado, derrubando as temperaturas para níveis negativos – com os termômetros registrando as menores marcas de 2025 até agora. Há inclusive a possibilidade de geada negra.

De acordo com o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), os ventos mais intensos ocorreram durante a madrugada de segunda-feira. Em Santa Maria do Oeste, às 4h30, foram registrados 93,9 km/h. Já em Ponta Grossa, por volta das 3h, os ventos chegaram a 74,1 km/h, e em Laranjeiras do Sul, à 0h15, atingiram 73,8 km/h.

Os maiores acumulados de chuva foram observados entre 23h30 de domingo e 8h30 de segunda-feira. Em Cruzeiro do Iguaçu choveu 72,8 mm, sendo 34,6 mm em apenas meia hora, por volta de 1h30. Em Laranjeiras do Sul, o acumulado chegou a 68 mm, enquanto no distrito de Entre Rios, em Guarapuava, foram registrados 62,6 mm, com 20,8 mm em apenas 15 minutos, por volta das 4h.

Instabilidade avança

As instabilidades avançaram para a Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral durante a manhã e, entre o fim da manhã e o início da tarde, alcançaram o Norte Pioneiro, provocando pancadas de chuva e tempestades localizadas.

“Atenção para as rajadas de vento do quadrante Norte que antecedem a chegada dessas instabilidades”, alertou Leonardo Furlan, meteorologista do Simepar.

Essa frente fria, que se originou nos outros estados do Sul do Brasil, também atinge agora o Mato Grosso do Sul e o estado de São Paulo.

Mínimas ocorrem à noite e há chance de chuva congelada

Nesta segunda-feira, o padrão das temperaturas mínimas se inverte: elas ocorrem ao final da noite, e não no início da manhã, como é comum. No Sudoeste e no Centro-Sul do Paraná – em cidades como Palmas, General Carneiro e Guarapuava – os termômetros devem chegar a 0°C, com sensação térmica negativa devido à ação dos ventos. Há, inclusive, uma baixa possibilidade de ocorrência de chuva congelada nessas áreas.

“Ao contrário da neve, que forma cristais de gelo que se agregam no caminho até o solo, a chuva congelada acontece quando flocos de neve derretem parcialmente e atingem o chão como gotas congeladas, que ricocheteiam ao impacto. Existe uma chance isolada disso acontecer, por causa da incursão rápida e intensa de ar frio, combinada com alguma umidade”, explica Furlan.

Leia também: Inmet emite alertas de geada e chuvas intensas para várias regiões do Paraná

Terça começa com frio histórico e possibilidade de geada negra

Na terça-feira (24), o frio se intensifica com a atuação mais abrangente da massa de ar polar. As temperaturas devem atingir marcas negativas em várias regiões do estado, tornando-se o dia mais gelado de 2025 até agora. Esse cenário supera o registrado na última incursão de ar polar, entre o fim de maio e o início de junho.

No Centro-Sul do Paraná, em cidades como Palmas, General Carneiro, Clevelândia, Guarapuava e Pinhão, as mínimas podem atingir -4°C. Já no Sudoeste, bem como em Curitiba e Região Metropolitana, em municípios como Lapa e Campo Largo, os termômetros devem registrar -2°C, com sensação térmica de até -6°C devido aos ventos. Na Capital, assim como nas regiões Oeste, Norte, Noroeste e Norte Pioneiro, a terça-feira deve amanhecer com temperaturas próximas de 0°C.

As condições favorecem a formação de geadas em diversas regiões. No Sudoeste e Oeste do estado, onde os ventos serão fracos, a geada deve ocorrer com mais intensidade. No Centro-Sul, há risco de geada negra localizada.

“Esse fenômeno é caracterizado pelo congelamento da seiva das plantas – ou seja, um congelamento interno – associado ao frio intenso, ventos de moderada a forte intensidade e baixa umidade do ar. Isso dá às plantas um aspecto escurecido, como se estivessem necrosadas, podendo causar a morte das culturas”, explica o meteorologista do Simepar.

Nas regiões do Sudoeste, Oeste, Norte e Noroeste, há chance de geada branca de intensidade fraca a moderada. Na Região Metropolitana de Curitiba, a ocorrência é possível especialmente em áreas de baixadas, embora os ventos moderados reduzam um pouco o risco. Já na quarta-feira (25), a possibilidade de geada de moderada a forte intensidade é muito mais ampla.

Geada forte deve marcar a quarta-feira

A previsão para quarta-feira indica geadas fortes no Centro-Sul e no Sudoeste, especialmente em regiões como São Mateus do Sul e União da Vitória. As temperaturas seguem baixas, com registros de 0°C na maioria dos municípios e marcas negativas em pontos específicos, como Pato Branco, Palmas, General Carneiro, Guarapuava, Palotina, Assis Chateaubriand e Cascavel.

Simepar Prevê Geada Negra E Frio Recorde No Paraná 1
Simepar Prevê Geada Negra E Frio Recorde No Paraná 2
Imagem: Simepar

Instabilidades voltam na quarta-feira com risco de novas chuvas fortes

Ainda na quarta-feira, segundo o Simepar, o tempo volta a mudar com o retorno das instabilidades no Paraná. Estão previstas chuvas de intensidade moderada a forte, com trovoadas pontuais, a partir do início da tarde nas regiões Oeste, Noroeste e Sudoeste.

“Essas instabilidades avançam ao longo do dia para as demais regiões, podendo chover no final da tarde ou à noite na Capital, com intensidade fraca a moderada”, diz Furlan.

Frio perde força na quinta e sexta, mas instabilidade persiste

Na quinta (26) e sexta-feira (27), o frio tende a diminuir ligeiramente. Ainda assim, o tempo segue instável, principalmente na metade Sul do estado, com baixa amplitude térmica e muita nebulosidade. Chuvas podem ocorrer a qualquer hora do dia, intercaladas por breves períodos de melhoria. Há risco de tempestades localizadas.

Os maiores acumulados de chuva devem ser registrados no Oeste e Sudoeste. Na região Central, os volumes podem chegar a 50 mm, enquanto nas áreas de divisa com Santa Catarina, os acumulados podem atingir 80 mm.

Novo frio no fim de semana

O final de semana deve registrar uma nova queda nas temperaturas com a chegada de uma nova frente fria.O domingo (29) promete novamente temperaturas geladas, com mínimas que devem se aproximar ou até ficar abaixo de 0°C, especialmente na metade sul do Paraná.

Serviço: onde acompanhar a previsão

A população pode acessar previsões detalhadas para os 399 municípios paranaenses no site do Simepar (clique aqui). A equipe atualiza as informações duas vezes ao dia e inclui previsão de chuva, temperaturas mínima e máxima, umidade do ar e vento, com detalhamento por hora para o dia atual e o seguinte.

O site também oferece o serviço Alerta Geada, feito em parceria com o IDR-PR, que informa a previsão de geadas com antecedência de 24, 48 e 72 horas para todo o estado.

(OBemdito com informações Agência Estadual)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas