
Umuarama destaca lares que oferecem amor e proteção a crianças; veja depoimentos
Iniciativa promovida em Umuarama garante ambiente seguro e afetivo para crianças e adolescentes enquanto aguardam reintegração familiar ou adoção

No dia 17 de junho é celebrado em todo o mundo o Dia do Acolhimento Familiar, data dedicada a valorizar uma das formas mais humanas e transformadoras de proteção social: a de abrir as portas de casa e do coração para crianças e adolescentes que precisam temporariamente de um novo lar.
Em Umuarama, a iniciativa é desenvolvida com responsabilidade e compromisso pela Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do serviço de acolhimento realizado com o apoio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).
Em vez de instituições, os jovens em situação de risco passam a viver em lares provisórios que oferecem segurança, cuidado e afeto enquanto esperam a reintegração à família de origem ou a adoção definitiva.
“Cada família acolhedora representa um elo fundamental de esperança”, afirma a equipe técnica do município. “É um trabalho silencioso, mas poderoso. Enquanto garantem um ambiente estruturado, essas famílias ajudam a preservar o direito fundamental de crescer com dignidade.”
As famílias passam por processo de seleção, capacitação e acompanhamento contínuo, garantindo que o acolhimento seja feito com o devido preparo. E o impacto é mútuo: transforma a vida de quem é acolhido, mas também de quem acolhe.
Interessados em participar do programa ou obter mais informações podem procurar o Creas ou a Secretaria de Assistência Social de Umuarama.
OBemdito com informações da assessoria