
Baixa procura por vacinação contra a gripe em Umuarama motiva alerta da Secretaria de Saúde
O município atingiu a cobertura de apenas 38,61% do público-alvo da campanha de vacinação contra a gripe


A baixa procura pela vacinação contra a gripe em Umuarama motivou um alerta da Secretaria Municipal de Saúde nesta terça-feira (24). Embora a vacina esteja liberada para toda a população a partir de 6 meses de vida, foram aplicadas 25.664 doses até o momento. Dessa forma, o município atingiu a cobertura de 38,61% do público-alvo (formado por 31.424 crianças, gestantes, idosos e outros grupos de risco).
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informa que o Paraná enfrenta um cenário de aumento na circulação de vírus respiratórios. Dados do Laboratório Central do Estado (Lacen) sugerem que 54% dos casos de vírus circulantes registrados em 2025 são de Influenza (27,1%) e vírus sincicial respiratório (22,04%).
Por outro lado, notícias falsas (as ‘fake news’) desestimulam a população, gerando uma certa recusa pela vacinação. Essa recusa é turbinada pela disseminação de mentiras a respeito do processo de imunização.
Até o momento, o Paraná recebeu 4,3 milhões de doses da vacina contra Influenza, das quais cerca de 2,9 milhões já foram aplicadas. A cobertura vacinal entre os grupos prioritários é de apenas 46,87%. Entre as crianças, a vacinação é de 38,97%, nas gestantes não passa de 37,8% e nos idosos chega a 50,5%.
Importância da vacinação no frio
Diante deste quadro, e da queda significativa nas temperaturas, a Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância da vacinação. A população pode procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e receber a vacina contra a gripe. Além dos postos de saúde, as doses estão disponíveis em ações especiais realizadas nos distritos e praças da cidade.
“Precisamos aumentar a cobertura vacinal para reduzir a lotação dos leitos hospitalares”, disse secretária da Saúde de Umuarama, Lisbeth Scanavaca. “Precisamos da vacinação. Muitos não entendem que quem recebe a vacina pode ter gripe, mas não terá complicações. Vai responder melhor ao tratamento e se curar mais rápido”, ressaltou.
A secretária pediu que a população busque essa segurança, principalmente crianças, idosos e gestantes. “A vacina está em todos os postos, a partir dos seis meses de vida. Gestantes vacinadas passam anticorpos para o bebê, que nasce protegido, e continuam passando na amamentação”, orientou.
Nesta quinta-feira (26) haverá mais uma edição da ação Saúde na Praça, desta vez na Praça Santos Dumont. Das 13h às 19h uma equipe da Secretaria de Saúde, em parceria com estudantes e acadêmicos de cursos da área, estará à disposição da população. A equipe fará orientações, atendimentos e vacinação contra a gripe.
Mortes
Entre 29 de dezembro de 2024 e 14 de junho de 2025 o Paraná registrou 13.408 casos de síndromes respiratórias graves com hospitalização. No mesmo período, a Sesa contabilizou 683 mortes por causas respiratórias.
Deste total, 1.751 óbitos foram por Influenza, 567 por Covid-19 e 3.400 por outros vírus respiratórios. Além disso, o Estado conformou 5.327 mortes por Srag não especificada, 58 por outros agentes etiológicos e 2.305 ainda estão em investigação.
(Informações: Assessoria PMU)