
Prouni 2025: MEC publica edital com regras para processo seletivo referente ao segundo semestre
O documento detalha as regras, prazos e os critérios para participação dos candidatos que desejam concorrer a bolsas


O Ministério da Educação (MEC) publicou, nesta terça-feira (24), o edital que regula o processo seletivo do Programa Universidade para Todos (Prouni) referente ao segundo semestre de 2025. O documento detalha as regras, prazos, assim como, os critérios para participação dos candidatos que desejam concorrer a bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior.
Período de inscrição
As inscrições serão abertas no dia 30 de junho e seguem até o dia 4 de julho. Conforme o edital, todo o procedimento será realizado exclusivamente por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, plataforma oficial do MEC.
Critérios para participar
Podem se candidatar apenas os estudantes que concluíram o ensino médio e participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nas edições de 2023 ou 2024, com média mínima de 450 pontos nas cinco provas e nota acima de zero na redação.
Do mesmo modo, podem concorrer alunos que cursaram o ensino médio em escola pública ou na rede privada com bolsa integral. Também é permitido o acesso à seleção para quem concluiu o ensino médio integralmente em escola particular, desde que comprove renda compatível com os critérios do programa. Estudantes com deficiência e professores da rede pública também estão incluídos entre os beneficiários possíveis, conforme previsto no edital.
Tipos de bolsa e critérios de renda
O Prouni 2025 oferece dois tipos de bolsa: integral (100% do valor da mensalidade) e parcial (50%). Entretanto, para ter direito à bolsa integral, a renda familiar bruta mensal per capita deve ser de até um salário mínimo e meio. Já para a bolsa parcial, o limite de renda sobe para até três salários mínimos por pessoa.
Histórico do programa
Criado em 2005, o Programa Universidade para Todos completa, em 2025, vinte anos de atuação. Nesse período, o programa contemplou mais de 3,4 milhões de estudantes com bolsas de estudo em todo o país, tornando-se assim uma das principais políticas públicas de acesso ao ensino superior no Brasil.
Cronograma completo
O edital divulgado pelo MEC também estabelece o calendário oficial do processo seletivo. Confira as datas:
- Inscrições: de 30 de junho a 4 de julho
- Resultado da 1ª chamada: 7 de julho
- Resultado da 2ª chamada: 28 de julho
- Manifestação de interesse na lista de espera: 18 e 19 de agosto
- Divulgação do resultado da lista de espera: 22 de agosto
O Portal Acesso Único publicará as duas chamadas regulares, e os candidatos também poderão manifestar interesse em participar da lista de espera por meio da plataforma. A consulta à lista estará disponível para as instituições de ensino superior e para os estudantes a partir do dia 22 de agosto.
Confira o edital completo clicando aqui.
Leia também: Inep publica edital da Prova Nacional Docente 2025; veja como participar
(OBemdito com informações Agência Brasil)