
Inverno castiga o Sul com sensação térmica de -29 °C e alerta de perigo do Inmet
Santa Catarina e Paraná registram as manhãs mais geladas do ano; lagos congelam, árvores cobrem-se de gelo e há risco de saúde e alagamentos


O inverno chegou com força total no Sul do Brasil. A terça-feira (24) foi o dia mais frio do ano em Santa Catarina, com -8,16ºC registrados em Urupema, onde a sensação térmica atingiu impressionantes -29 °C, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
No Paraná, o frio também fez história: General Carneiro teve -7,8°C nesta quarta-feira (25), a menor temperatura do estado em 2025 até agora, a apenas 0,1 grau do recorde histórico estadual.
Em cidades catarinenses como Bom Jardim da Serra, o frio foi tão extremo que a superfície de um lago congelou, e até a água de um chafariz se transformou em gelo. Em São Joaquim, os termômetros marcaram -6°C, suficiente para formar cristais de gelo sobre folhas e gramados, compondo cenários típicos de inverno europeu.
O fenômeno ocorre quando o ar está úmido e gelado, muitas vezes com nevoeiro, favorecendo a formação de geada forte e até congelamento de superfícies. As imagens que circularam nas redes sociais impressionaram por sua beleza e severidade climática.
Alerta de frio e risco à saúde
O Inmet emitiu alerta laranja — que indica perigo potencial à saúde — para praticamente todo o Rio Grande do Sul e o oeste catarinense. O aviso vale até as 10h de sexta-feira (27) e abrange 578 municípios. Segundo o órgão, as temperaturas devem cair mais de 5 °C em relação à média, o que pode causar hipotermia e agravar doenças respiratórias.
Também está em vigor um alerta amarelo de frio, com previsão de queda entre 3ºC e 5ºC, válido até 15h desta quarta (25), que atinge partes das regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil.
Chuvas e risco de desastres
Além do frio, um novo alerta laranja para chuvas intensas foi emitido para o noroeste do RS, oeste de SC e regiões sudoeste, sudeste, oeste e centro-sul do Paraná. O alerta prevê acúmulo de até 60 mm por hora, com risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios. A vigência começa às 22h desta quarta e vai até 23h59 desta quinta (26).
Recomendações de segurança
- Evitar sair durante o mau tempo;
- Monitorar áreas de encostas e risco de deslizamento;
- Desligar aparelhos elétricos e o quadro de energia, se possível;
- Proteger objetos em caso de alagamento, utilizando sacos plásticos;
- Em emergências, acionar a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).
O cenário extremo dos últimos dias reforça a força das massas de ar polar que avançam pelo país neste início de inverno, exigindo atenção redobrada das autoridades e da população para minimizar os impactos do frio e das chuvas.