
Umuarama: OAB promove palestra sobre limites da publicidade na advocacia
A advogada Alessandra Reolon, julgadora do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB-RS, será responsável por ministrar o conteúdo


A Escola Superior de Advocacia (ESA), da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Paraná (OAB-PR), realiza no próximo dia 15 de julho, na Subseção de Umuarama, a palestra “Publicidade na Advocacia: o que pode e o que não pode?”. A atividade é promovida com o objetivo de orientar a advocacia local sobre os limites éticos e legais do uso da publicidade profissional, especialmente em tempos de mídias digitais.
De acordo com Raiany Cristina de Oliveira, coordenadora da ESA na Subseção de Umuarama e responsável pela organização do evento, a iniciativa faz parte de um projeto que busca aprimorar continuamente a atuação dos profissionais do Direito no interior do Estado.
“Esta é mais uma ação a serviço da capacitação e aprimoramento permanentes da advocacia paranaense, notadamente a umuaramense”, afirma.
Nova gestão
Esta será a primeira atividade desenvolvida pela Subseção em alinhamento com a política da atual Diretoria da Seccional da OAB-PR, empossada em janeiro deste ano. A diretriz da nova gestão é incentivar, subretudo, a realização de eventos que atendam às demandas reais da advocacia em cada região do Estado.
“Trata-se de uma ação pensada a partir do que os colegas da base têm nos relatado. A escuta ativa tem sido um norte. Este evento vem justamente atender aos anseios da classe, que busca compreender melhor os limites éticos da comunicação profissional”, explica Oliveira.
Prevenção a infrações ético-disciplinares
A palestra terá caráter predominantemente informativo e formativo, com o propósito de prevenir práticas que possam levar à abertura de processos ético-disciplinares no âmbito da Ordem. A proposta é principalmente esclarecer as regras e orientações sobre o uso adequado da publicidade no exercício da advocacia.
A advogada Alessandra Reolon, julgadora do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB-RS, será responsável por ministrar o conteúdo. Ela irá abordar os principais aspectos da publicidade jurídica, com ênfase nos desafios trazidos pelas redes sociais e demais meios digitais.
“Publicidade tem um papel muito importante no exercício da atividade profissional do advogado, principalmente com o avanço das mídias digitais. Saber os limites éticos é fundamental para o bom exercício da advocacia”, afirma Reolon.
Tecnologia e ética: um desafio em constante transformação
O advogado Paulo Cesar de Sousa, professor universitário e integrante da atual Diretoria da Subseção de Umuarama, será o mediador da palestra. De acordo com o doutor, a evolução acelerada das tecnologias de comunicação impõe desafios crescentes à regulação das práticas profissionais.
“A complexidade e a velocidade da transformação social exigem um aprimoramento permanente das formas de regulação de condutas, a fim de que a publicidade na advocacia seja feita com observância das normas regulamentares respectivas e da ética”, pontua Sousa.
Interior com sede de conhecimento
A iniciativa em Umuarama é mais um passo no esforço da ESA para manter presença constante no interior do Paraná. Em junho, a cidade recebeu o evento “Caravanas CPC”, também promovido pela Escola, que reuniu advogados e estudantes da região para discutir, de forma prática, os dez anos do Código de Processo Civil.
“A advocacia do interior tem sede de conhecimento. A presença constante da ESA nas Subseções demonstra que estamos no caminho certo, promovendo eventos que realmente fazem a diferença na vida profissional dos colegas”, diz Raiany Oliveira.
Inscrições abertas e acessíveis
As inscrições para o evento custam R$ 50 para advogados e demais interessados, e R$ 25 para estudantes. Advogados podem ainda utilizar o programa Anuidade Vira Crédito, que permite a inscrição sem custos adicionais, mediante uso dos créditos acumulados junto à OAB. A atividade é aberta a todos os profissionais do Direito, bem como, estudantes da área. As inscrições estão disponíveis pelo link (clique aqui).
