Rodrigo Mello Publisher do OBemdito

Chuva marca feriado de 70 anos de Umuarama; Inmet emite alerta de tempestade

A instabilidade climática começou ainda na noite desta quarta-feira (25)

Foto: Danilo Martins/OBemdito
Chuva marca feriado de 70 anos de Umuarama; Inmet emite alerta de tempestade
Rodrigo Mello - OBemdito
Publicado em 26 de junho de 2025 às 13h09 - Modificado em 26 de junho de 2025 às 16h14

O feriado de aniversário de 70 anos de Umuarama será de tempo chuvoso durante todo o dia. De acordo com o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), o volume estimado de precipitação pode alcançar os 32 mm. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja para a região, com risco de tempestades e acumulado de até 50 mm em 24 horas.

A temperatura mínima prevista para hoje é de 14°C, enquanto a máxima não deve ultrapassar os 23°C. O céu deve permanecer encoberto, com períodos de chuva e possibilidade de trovoadas isoladas. Ventos podem atingir até 60 km/h. Na última terça-feira (24), a cidade registrou o dia mais frio do ano. A mínima registrada foi de 1°C.

Com a instabilidade climática, que começou ainda na noite desta quarta-feira (25), as comemorações programadas para marcar o aniversário da cidade sofreram alterações. A orientação da Defesa Civil é que a população evite áreas alagadas, mantenha distância de árvores e estruturas metálicas e não utilize aparelhos eletrônicos conectados à rede elétrica durante tempestades.

Umuarama registra, em junho, um índice pluviométrico acima da média. Segundo dados do Simepar, já choveu 196 mm no mês — 66% a mais que a média histórica de 118 mm para o período.

A instabilidade deve continuar ao longo da sexta-feira (27), com novas pancadas de chuva previstas. A previsão é de pelo menos 11,2 mm. Já as temperaturas devem variar entre 16°C e 20°C. O tempo começa a firmar apenas no sábado, quando o sol volta a aparecer entre nuvens e os termômetros devem subir.

Noname

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas