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Atenção, motoristas: avaria na pista é sinalizada na PR-323 em Iporã

Ponto de alerta fica no km 349+100m, sentido Iporã/PRC-272; usuários devem redobrar atenção devido à possível lentidão no trecho

Trecho com avaria está localizado próximo ao trevo de acesso à cidade de Iporã, início da terceira faixa (Foto: DER/PRE)
Atenção, motoristas: avaria na pista é sinalizada na PR-323 em Iporã
Rudson de Souza - OBemdito
Publicado em 27 de junho de 2025 às 15h21 - Modificado em 27 de junho de 2025 às 17h57

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) informa aos motoristas que trafegam pela PR-323, no município de Iporã, que há uma avaria na pista de rolamento na altura do quilômetro 349+100 metros, no sentido Iporã ao entroncamento com a PRC-272.

A situação foi identificada e devidamente sinalizada na tarde desta sexta-feira (27), por volta das 14h30, conforme a operação registrada sob o código Op. 1.02 pela Polícia Rodoviária Estadual (PRE). O ponto afetado está no início da terceira faixa, próximo ao trevo de acesso à cidade de Iporã.

O DER alerta que, apesar da presença da sinalização, o local pode apresentar lentidão no fluxo de veículos. Por isso, os condutores devem redobrar a atenção, reduzir a velocidade e seguir as orientações das placas de advertência.

As equipes de manutenção já foram notificadas e o reparo definitivo na pista deve ocorrer nos próximos dias. Enquanto isso, a recomendação é que os motoristas evitem ultrapassagens indevidas e estejam atentos ao trânsito na região.

Outras informações sobre condições das rodovias estaduais podem ser consultadas pelo site oficial do DER-PR ou pelos canais de atendimento ao usuário.

Manutenção

A falta de manutenção nos canteiros da PR-323, em Umuarama, noroeste, tem causado transtornos e preocupação entre motoristas que trafegam diariamente pela rodovia. O mato alto tomou conta do trecho urbano e encobre placas de sinalização, dificultando a visibilidade e comprometendo a segurança dos usuários.

Desde fevereiro, não há registro de roçadas no local. O problema se agravou nas últimas semanas, aumentando o risco de acidentes nos pontos mais críticos.

“Está impossível de ver a sinalização. O mato tomou conta de tudo. A gente vai no rumo. O que estão esperando para cortar o mato, um acidente grave, com muitas mortes, para depois resolver a situação?”, questiona um motorista que utiliza o trecho todos os dias a trabalho.

Além da pista principal, a vegetação também avança sobre as marginais, atrapalha a visão de retornos e bloqueia a visibilidade nos viadutos da rodovia.

Nos últimos meses, ao menos dois acidentes graves ocorreram em trechos tomados pelo mato. Em um deles, um caminhão carregado com cimento colidiu contra uma ambulância após ser atingido por um carro que tentava fazer uma conversão. Uma pessoa morreu e outras dez ficaram feridas. Em outro caso, um motociclista morreu ao ser atingido por uma caminhonete S-10, também durante uma tentativa de conversão.

Para os motoristas, a situação crítica não se limita ao perímetro urbano de Umuarama. Trechos mais distantes e até outras rodovias estaduais enfrentam problemas semelhantes. “É uma situação de abandono. A gente vê isso em vários pontos do Paraná”, afirma outro condutor.

“O processo está atualmente na etapa de análise de propostas de empresas. A perspectiva é de realizar essa contratação até o final do mês ou início do mês que vem, com os serviços sendo iniciados na sequência”, informou o órgão por meio de nota.

Enquanto isso, motoristas seguem trafegando em meio ao matagal, guiando-se mais pela experiência do que pela sinalização — que deveria estar à vista.

Mato Pr 323

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