
VÍDEO: chuvas criam cenário de força e beleza extremas nas Cataratas do Iguaçu
Vazão histórica oferece espetáculo ainda mais impressionante no Parque Nacional do Iguaçu, mas visitas seguem liberadas, segundo a concessionária Urbia Cataratas

As Cataratas do Iguaçu, uma das Sete Maravilhas da Natureza, registraram uma alta histórica no volume de água na manhã deste sábado (28). De acordo com a Companhia Paranaense de Energia (Copel), a vazão chegou a 5 milhões de litros por segundo, mais que o triplo da média habitual de 1,5 milhão de litros por segundo.
O aumento do fluxo é consequência das chuvas intensas registradas nos últimos dias, especialmente no sudoeste do Paraná, ao longo do leito do rio Iguaçu, que nasce próximo a Curitiba e segue até a fronteira entre Brasil e Argentina, passando pelas quedas d’água localizadas no Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu.
Apesar da vazão incomum, a Urbia Cataratas, concessionária responsável pela visitação no lado brasileiro do parque, garantiu que as trilhas, ciclovias e a passarela com vista para a Garganta do Diabo estão funcionando normalmente. A passarela é fechada apenas quando o volume se aproxima dos 10 milhões de litros por segundo, por questões de segurança.
Além de proporcionar um espetáculo ainda mais impressionante, o alto volume altera a coloração das águas, que se tornam mais escuras devido ao carregamento de sedimentos das encostas e margens do rio. Esse fenômeno é considerado natural e não representa risco imediato, a não ser que se prolongue por longos períodos.
Um ícone do turismo brasileiro
Com cerca de 2,7 km de extensão e 275 quedas, as Cataratas do Iguaçu podem atingir até 80 metros de altura. O ponto mais famoso é a Garganta do Diabo, uma queda em formato de “U” que pode ser vista de ambos os lados da fronteira.
No lado brasileiro, os visitantes têm uma vista panorâmica das quedas, com passarelas e mirantes, além de passeios como o Macuco Safari, que leva turistas em barcos próximos às quedas. Já o lado argentino permite uma experiência mais imersiva, com trilhas e passarelas sobre as quedas.
O local, cercado por mata atlântica preservada, abriga rica biodiversidade, incluindo espécies ameaçadas como onças-pintadas, jacarés-de-papo-amarelo e tucanos. Próximo dali está o Parque das Aves, outro ponto turístico popular.
Eleitas em 2011 como uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo, as Cataratas já serviram de cenário para filmes de Hollywood como Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal e Missão Impossível – Efeito Fallout.
Serviço
A visitação ao Parque Nacional do Iguaçu ocorre normalmente. Para mais informações, acesse o site da Urbia Cataratas.
Imagens Urbia Cataratas