Rodrigo Mello Publisher do OBemdito

Inscrições para o Concurso Público Nacional Unificado 2025 começam nesta quarta-feira

A inscrição deve ser feita exclusivamente no site da Fundação Getulio Vargas (FGV), responsável pela organização

Foto: Agência Brasil
Inscrições para o Concurso Público Nacional Unificado 2025 começam nesta quarta-feira
Rodrigo Mello - OBemdito
Publicado em 2 de julho de 2025 às 15h22 - Modificado em 2 de julho de 2025 às 15h22

As inscrições para o Concurso Público Nacional Unificado (CNU) de 2025 começam nesta quarta-feira (2), às 10h. Os interessados têm até as 23h59 de 20 de julho para se inscrever. A seleção oferece 3.652 vagas em órgãos da administração pública federal. A inscrição deve ser feita exclusivamente no site da Fundação Getulio Vargas (FGV), responsável pela organização.

A taxa única é de R$ 70 e pode ser paga por Pix, boleto bancário, cartão de crédito, saldo em carteira digital ou presencialmente, em bancos, lotéricas e Correios. O pagamento precisa ser feito até 21 de julho. O candidato deve observar os horários de funcionamento das instituições financeiras.

O processo exige que o participante escolha um dos nove blocos temáticos, indique seus cargos de preferência e a cidade onde fará a prova. Apenas uma inscrição será aceita por pessoa. Caso haja duplicidade, valerá a última efetuada.

Leia também: Alunos da rede estadual de ensino entram em férias a partir do dia 10

A isenção da taxa pode ser solicitada até 8 de julho. Têm direito quem está no CadÚnico, doadores de medula óssea reconhecidos pelo Ministério da Saúde, ex-bolsistas do Prouni ou beneficiários do Fies. A comprovação deve ser enviada por upload no sistema da FGV. As provas acontecerão em duas etapas: a objetiva será em 5 de outubro, das 13h às 16h30; a discursiva, em 7 de dezembro, das 13h às 15h. A aplicação será simultânea em 228 cidades do país.

Do total de vagas, 65% são para ampla concorrência. As cotas incluem 25% para pessoas negras, 5% para pessoas com deficiência, 3% para indígenas e 2% para quilombolas. A autodeclaração é opcional, mas exige comprovação posterior. Haverá também equiparação de gênero para a convocação da prova discursiva. Serão chamados o mesmo número de homens e mulheres.

O CNU 2025 oferece vagas para níveis médio e superior, distribuídas entre áreas como saúde, tecnologia, educação, administração, justiça e engenharias. O Distrito Federal concentra a maior parte das vagas, com 2.089. As demais estão espalhadas pelas cinco regiões do país. Mais informações estão disponíveis no site da FGV ou pelo telefone 0800 591 0452.

(OBemdito com infortmações Agência Brasil)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas