
Ganhando o Mundo 2026: veja lista dos primeiros estudantes selecionados
Da área do NRE de Umuarama, são 22 estudantes convocados neste primeiro momento


A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) divulgou nesta quarta-feira (2) o nome dos primeiros 589 alunos classificados no programa Ganhando o Mundo 2026. A convocação contempla o primeiro colocado de cada município paranaense e 200 estudantes beneficiários do Bolsa Família. Ao todo, cerca de 7 mil alunos estão participando do processo seletivo.
Segundo o edital nº 61/2025, os convocados devem comparecer à escola onde estão matriculados nos dias 4, 7 ou 8 de julho. O atendimento será feito no horário de funcionamento da unidade escolar. É necessário levar a documentação exigida, incluindo os termos de responsabilidade com firma reconhecida e outras autorizações previstas no edital. Quem não apresentar os documentos será desclassificados.
Da área do Núcleo Regional de Educação de Umuarama, são 22 estudantes selecionados na primeira fase. Desses, 1 é de escola estadual localizada na própria cidade de Umuarama. (Clique aqui e veja todos os nomes). Ao todo, mais de 20 estudantes se inscreveram no NRE de Umuarama, sendo que 57 são do município.
O Ganhando o Mundo vai levar 2 mil estudantes da rede estadual para um semestre letivo em instituições de ensino da Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido. As próximas convocações irão preencher as vagas proporcionais aos municípios e as que sobrarem por desistência.
De acordo com a Seed-PR, a seleção levou em conta o desempenho na Prova Paraná Mais 2024, certificados do programa Inglês Paraná e a participação como Aluno Monitor. O secretário da Educação, Roni Miranda, destacou a importância do momento: “É uma chance de transformação pessoal, acadêmica e cultural. As famílias precisam ficar atentas às orientações”.
Leia também: Programa Ganhando o Mundo da Ciência amplia fronteiras para docentes e universitários
O edital prevê novas chamadas complementares conforme a ordem de classificação. A efetivação da vaga depende da entrega de todos os documentos, emissão de passaporte, visto e aceite das instituições parceiras.
O Ganhando o Mundo é o maior programa de intercâmbio estudantil da rede pública estadual do Brasil. Criado em 2022, já beneficiou mais de 2.500 alunos, professores e diretores, com investimentos superiores a R$ 500 milhões. O programa cobre todos os custos, incluindo passagens, documentação e suporte completo no exterior.
A lista de convocados e as próximas etapas do programa estão disponíveis no site da Secretaria da Educação do Paraná. (Veja aqui todos os inscritos no Ganhando o Mundo)