Jaqueline Mocellin Publisher do OBemdito

Alunas do Colégio Zilda Arns tomam posse no Parlamento Jovem de Umuarama

A mobilização busca promover a cidadania e a participação política entre os jovens

Fotos: Assessoria Câmara
Alunas do Colégio Zilda Arns tomam posse no Parlamento Jovem de Umuarama
Jaqueline Mocellin - OBemdito
Publicado em 2 de julho de 2025 às 17h43 - Modificado em 2 de julho de 2025 às 17h43

A Câmara Municipal de Umuarama realizou na terça-feira (1º) a cerimônia de posse das alunas eleitas pelo projeto Parlamento Jovem. Esta é uma iniciativa da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR) em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR).

O evento reuniu centenas de estudantes do Colégio Estadual Dra. Zilda Arns. A mobilização busca promover a cidadania e a participação política entre os jovens. Bem como, chamar a atenção para a importância do papel deles no futuro da democracia.

O ato de posse das vereadoras eleitas seguiu todos os protocolos de posse de um vereador eleito pelo voto popular. Da mesma forma, o processo eleitoral de escolha dos alunos a ocuparem as cadeiras do Parlamento Jovem.

Foram empossadas as estudantes Emanuelle da Silva Rossato, Thaymilly Caetano da Silva, Mayara Aparecida da Costa Balan, Gabriely Alves da Silva de Brito e Kathyely dos Santos Bastos.

Discurso de posse

A cerimônia teve pronunciamentos marcantes dos participantes do projeto. A aluna e vereadora empossada, Emanuelle da Silva Rossato falou em nome dos estudantes eleitos. Ela destacando a importância de compreender o real significado do voto e do acompanhamento político.

“Foi nesse processo que entendemos que votar não é só apertar um botão. Votar é fazer uma escolha consciente. E, mais do que isso: é nosso dever acompanhar, cobrar e participar depois da eleição. Porque, se a gente não cobra, não adianta reclamar”, declarou Emanuelle.

A estudante reforçou o impacto do projeto na inclusão política da juventude. “Esse projeto nos mostrou que os jovens têm muito a contribuir com a política. E que a política pode ser mais justa e verdadeira quando inclui de verdade a juventude.”

Alunas Do Colégio Zilda Arns Tomam Posse No Parlamento Jovem (2)

Educação política

O Presidente do TRE-PR, Desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, ressaltou a relevância da Educação Política. Dessa forma, é possível transformar gerações e construir uma sociedade mais consciente.

Ao parabenizar os estudantes e suas famílias, Bengtsson destacou a necessidade de iniciativas como o Parlamento Jovem, que mobilizam milhares de jovens com um propósito de desenvolvimento social.

Impacto do Parlamento Jovem

A juíza eleitoral da 89ª Zona Eleitoral de Umuarama, Sandra Lustosa Franco, também reforçou a proposta do projeto. De acordo com a magistrada, a iniciativa promove a cidadania e impacta diretamente no desenvolvimento pessoal e político dos jovens.

“Foi bem interessante para eles se reconhecerem como cidadãs e cidadãos e entenderem que todos têm um lugar no mundo, indiferente de classe social, gênero ou cor. Todos têm papel”.

Por sua vez, a chefe do Núcleo Regional de Educação, Gilmara Zanata, destacou com entusiasmo o papel das escolas no Parlamento Jovem. Ela falou sobre a importância do envolvimento direto de professores, diretores e toda a comunidade escolar na promoção da cidadania entre os estudantes.

Gilmara parabenizou os alunos pelo compromisso demonstrado em todas as etapas do processo. Isso ocorreu desde as convenções partidárias simuladas até a eleição e a posse. Por fim, ressaltou que trabalhar temas como democracia e participação política de forma prática é essencial para formar uma geração consciente e ativa.

Alunas Do Colégio Zilda Arns Tomam Posse No Parlamento Jovem (3)

Cidadania e democracia

O presidente da Câmara de Umuarama, Luiz Antônio Caviquioli, compartilhar sua trajetória política e abordou o impacto de projetos como o Parlamento Jovem. Caviquioli lembrou a importância de trabalhar conceitos de cidadania e política desde a adolescência.

“Quem planta ideias de cidadania e democracia hoje, colhe cidadãos conscientes e políticos justos amanhã. É nessa idade, quando somos jovens, que aprendemos a importância de persistir e lutar por aquilo em que acreditamos. Eu mesmo fui candidato outras vezes antes de ser eleito em 2024. Persisti, e, hoje, tenho a honra de presidir esta Câmara. Espero que essa experiência inspire vocês a nunca desistirem dos seus sonhos e a participarem ativamente, sempre buscando a construção de uma sociedade melhor”.

O Juiz Membro da Corte do TRE-PR, Desembargador Eleitoral Anderson Ricardo Fogaça, é o diretor executivo do projeto. O Parlamento Jovem mobilizou, em 2025, mais de 42 mil estudantes em 64 municípios paranaenses.

A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades e representantes, como a procuradora do município, Rosane Stédile Pombo Meyer, que representou o prefeito Fernando Scanavaca. Além disso, o chefe do Cartório da 89ª ZE, Carlos Sergio Furlan, servidores da justiça e do Colégio Zilda Arns participam.

(Informações: Assessoria Câmara Umuarama)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas