Rudson de Souza Publisher do OBemdito

Internas entregam próteses capilares a pacientes com câncer em Umuarama

Projeto social da Polícia Penal promove ressocialização e leva autoestima a pacientes oncológicos da Uopeccan

Internas do sistema prisional do Paraná entregaram próteses capilares a pacientes da Uopeccan em cerimônia nesta terça (2), em Umuarama (Foto Polícia Penal do Paraná)
Internas entregam próteses capilares a pacientes com câncer em Umuarama
Rudson de Souza - OBemdito
Publicado em 3 de julho de 2025 às 12h25 - Modificado em 3 de julho de 2025 às 12h25

Internas do sistema prisional do Paraná entregaram nesta terça-feira (2) as primeiras próteses capilares confeccionadas por meio do Projeto Liberdade em Fios, iniciativa da Polícia Penal do Paraná (PPPR).

A cerimônia simbólica foi realizada na sede da Uopeccan, em Umuarama, e marcou a entrega a pacientes em tratamento contra o câncer.

O projeto promove a ressocialização de mulheres privadas de liberdade por meio da confecção de perucas feitas com fios de cabelo doados, inclusive pelas próprias internas.

As peças foram produzidas artesanalmente por 10 custodiadas das unidades de Goioerê, Altônia e Piraquara, capacitadas em curso ministrado pelo Instituto Jéssica Cara, com apoio do Rotaract Club de Goioerê.

“Ressocializar também é permitir que as pessoas se reconectem com o lado humano que há nelas. E nada é mais humano do que ajudar o próximo”, afirmou Arnobe Lemes, coordenador regional da Polícia Penal.

Para a gestora da Cadeia Pública de Goioerê, Janaina Montenegro, a entrega das primeiras peças é um marco. “Começamos com poucos materiais e muitos sonhos. Ver o resultado é emocionante para todas”, disse.

O vice-diretor da Uopeccan, Wanderley Rosa, agradeceu a ação: “Esse projeto é um gesto de amor que alcança os corações dos nossos pacientes. Esperamos que ele cresça e alcance ainda mais pessoas.”

A cerimônia contou com a presença de representantes da Legião Feminina de Combate ao Câncer, Polícia Penal, Uopeccan e dos idealizadores do projeto.

Uopeccan

OBemdito com informações da Polícia Penal do Paraná (PPPR)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas