Jaqueline Mocellin Publisher do OBemdito

Umuarama sediará etapa regional do Hackathon Greentech 2025

Um grupo de 225 jovens e empreendedores paranaenses participará da competição, que tem como temática a sustentabilidade do Brasil

Foto: Assessoria PMU
Umuarama sediará etapa regional do Hackathon Greentech 2025
Jaqueline Mocellin - OBemdito
Publicado em 3 de julho de 2025 às 20h30 - Modificado em 3 de julho de 2025 às 20h35

Umuarama sediará uma etapa regional do Hackathon Greentech (HG), o primeiro hackathon com temática de sustentabilidade do Brasil. Além da Capital da Amizade, Curitiba e Londrina também receberão etapas do evento no Paraná.

Em Umuarama, o evento acontecerá no dia 2 de agosto, das 8h às 20h. Um grupo de 225 jovens e empreendedores paranaenses participará da competição. Primeiramente, os competidores serão divididos em 45 equipes (15 por cidade). Mais de 50 mentores de todo o Estado acompanharão os participantes.

O lançamento da etapa regional do hackathon aconteceu na última terça-feira (1º). A Secretaria Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia, o Techno Park Umuarama e a Associação Norte Paranaense dos Engenheiros Ambientais (Anpea) integram a organização local.

O secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia, Junior Ceranto, falou sobre o hackathon. “Queremos atrair alunos das universidades locais, empresas e organizações do setor para a competição aqui em Umuarama. Com a participação do Parque Tecnológico, queremos promover os cursos de graduação na área ambiental. Além de trazer sustentabilidade às empresas envolvidas na destinação de resíduos e outros tipos de proteção ambiental”, afirmou.

O lançamento também reuniu o coordenador do Techno Park, Paulo Leon, o gerente regional do Sebrae de Maringá, Wendel Gussoni, o consultor do Sebrae em Umuarama, Adriano Pereira da Silva e a presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama (Aciu), Carla Frasquette. Além disso, diretores e professores do IFPR/Umuarama, UniAlfa Faculdade, Universidade Paranaense (Unipar), Universidade Estadual de Maringá (UEM), o presidente da Anpea, Marcos Rodrigues, e o secretário-chefe de Gabinete e Gestão Integrada, Antonio Favaro participaram.

Participaram ainda representantes da imprensa, do Sistema Fiep, Usina de Álcool e Açúcar Santa Terezinha, colégio Geração Cima e empresas ligadas à área de consultoria ambiental, coleta e destinação de resíduos, entre outras.

O que é o Hackathon Greentech?

Mais do que uma competição, o Hackathon Greentech é um movimento que conecta juventude, ciência, tecnologia e sustentabilidade em uma maratona intensa de 30 horas de empreendedorismo. A primeira será regional, chamada Ideathon, uma fase classificatória de um dia — 2/08, das 8h às 20h, nas cidades de Curitiba, Londrina e Umuarama.

Por fim, as quatro ideias vencedoras de cada cidade garantem o passaporte com tudo pago para a final em Londrina, de 15 a 17 de agosto. A iniciativa não apenas amplia o alcance territorial do evento, como também fortalece seu impacto, ao permitir que jovens talentos, em maior quantidade, tragam suas ideias e participem de todas as oficinas e sensibilização sobre a temática.

A competição é voltada para universitários, recém-formados, profissionais da área técnica ou empreendedores que querem mudar o mundo. Dessa forma, o HG 2025 oferece uma experiência imersiva em temas voltados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável como água e saneamento. Bem como, energia limpa e acessível, cidades e comunidades sustentáveis e ações contra mudanças climáticas.

Nesta edição, além dos desafios técnicos, o evento também promove o intercâmbio cultural entre as diversas regiões do Paraná. Confira mais informações sobre o Hackathon Greentech no site oficial (clique aqui).

(Informações: Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas