
Pronto Atendimento 24h de Umuarama registra quase 12 mil consultas médicas em junho
O levantamento revela a média de 398 atendimentos por dia, com tempo médio de consulta de 6 minutos e 18 segundos


O Pronto Atendimento 24h Dr. Cândido Garcia, em Umuarama, registrou 11.958 consultas médicas no mês de junho. O dado foi divulgado nesta semana pela coordenação da unidade, com base no relatório mensal de desempenho. O levantamento revela a média de 398 atendimentos por dia, com tempo médio de consulta de 6 minutos e 18 segundos. O tempo médio de espera para atendimento ficou em 25 minutos.
A farmácia do PA também teve alta demanda, com 5.066 pacientes atendidos. Foram dispensadas 23.827 doses de medicamentos e utilizados 40.386 insumos médicos diversos. No setor de nutrição, a equipe realizou 69 atendimentos e 23 avaliações completas. Além disso, foram servidas 828 refeições a pacientes internados e 2.100 a profissionais da unidade.
Leia também: Assembleia de Deus de Umuarama realiza 13ª EBO com tema voltado aos desafios atuais
O serviço social somou 202 atendimentos, entre famílias e pacientes. Do total, 16 pessoas foram cadastradas na Central de Leitos do Estado. Trinta foram encaminhadas para internação ou demandas da central. Outros pacientes receberam encaminhamentos para UBSs ou atendimentos psicológicos e psiquiátricos.
A equipe de enfermagem classificou 10.853 pacientes. A triagem apresentou tempo médio de 7 minutos e 22 segundos. No total, foram realizadas 754 transferências. A classificação de risco indicou 6.598 atendimentos de baixo risco (azul e verde), 3.985 de risco intermediário (amarelo), 237 casos graves (laranja) e 10 em estado crítico (vermelho).
Segundo a coordenadora do PA, enfermeira Cintia Braga, os dados ajudam a traçar estratégias de aprimoramento. “Com base nos indicadores, conseguimos elaborar planos de ação para reduzir o tempo de espera e qualificar o atendimento”, afirmou. Ela também destacou o aumento sazonal de atendimentos, provocado pelas síndromes respiratórias agudas graves (SRAG).
“A demanda tem crescido significativamente e exige ainda mais organização e agilidade de toda a equipe”, disse Braga. “Nosso compromisso é transformar os dados em decisões e as decisões em resultados concretos para a população”, concluiu.
(OBemdito com informações Assessoria PMU)