
No Dia Internacional das Cooperativas Sicoob celebra a marca de 9 milhões de cooperados
O Dia Internacional das Cooperativas é celebrado desde 1923 e oficialmente reconhecido pela ONU desde 1995


Neste início de julho o Sicoob tem dois motivos especiais para comemorar: o Dia Internacional das Cooperativas e a marca atingida de 9 milhões de cooperados em todo Brasil. A opção por fazer parte de uma cooperativa financeira beneficia cada vez mais brasileiros, que escolheram a instituição que mais liberou crédito para microempresas no país, que levou educação financeira a mais de 1,7 milhão de pessoas e que gerou uma economia de quase R$ 40 bilhões em taxas.
Waldir Campana, presidente do Conselho de Administração do Sicoob Arenito, comenta que os cooperados fizeram uma escolha que vai muito além do financeiro. “Quem opta pelo cooperativismo tem a certeza de que faz uma escolha que gera impacto e benefícios reais, tanto para as comunidades locais e regionais, quanto para o bem do Brasil. É por isso que seguimos juntos, promovendo prosperidade e justiça financeira por todo o país”, afirma Campana.
Cooperativas constroem um mundo melhor, como analisa Fabio Junio Viar, diretor-presidente do Sicoob Arenito. “Com um modelo de negócio centrado nas pessoas, gestão democrática e compromisso com o desenvolvimento local, as cooperativas já atuam diariamente com soluções que reduzem desigualdades, fortalecem comunidades e cuidam do planeta. O tema do CoopsDay 2025 tem tudo a ver com a missão do Sicoob: ‘Promovendo Soluções Inclusivas e Sustentáveis por um Mundo Melhor’. As cooperativas são a melhor representação dessa determinação”, pontua Viar.
Ele acrescenta que o Dia Internacional das Cooperativas é celebrado desde 1923 e oficialmente reconhecido pela ONU desde 1995. “É um lembrete do poder que temos quando cooperamos e é por isso que cooperar é transformar, e construir juntos um futuro mais justo, coletivo e sustentável”, resume.
Leia também: Sicoob lança o Plano Safra 2025/2026 com o anúncio de R$ 60 bilhões em crédito rural.