Leonardo Revesso Publisher do OBemdito

Por que estamos vendo tantas árvores arrancadas pela raiz em Umuarama

MAIS SOMBRA Uma das explicações, além da idade, é a escolha errada das espécies

Foto: Danilo Martins/OBemdito
Por que estamos vendo tantas árvores arrancadas pela raiz em Umuarama
Leonardo Revesso - OBemdito
Publicado em 24 de outubro de 2021 às 20h30 - Modificado em 22 de maio de 2025 às 19h57

Nunca se viu tanta árvore sendo arrancada pela raiz, a cada novo temporal, em Umuarama. A explicação para tantas imagens estarrecedoras não está somente na idade das plantas, mas também na escolha errada, sem critérios técnicos, de espécies no projeto paisagístico da cidade.

Umuarama figura entre as cidades mais arborizadas no Paraná e 95% de sua área urbana contam com alguma espécie arbórea, segundo o IBGE. A Prefeitura tem um programa (Mais Sombra) para indicar, dentre outros pontos, a escolha correta das espécies para o plantio.

A falta de planejamento e a escolha de árvores inadequadas continuam sendo responsáveis por causar muitos danos em imóveis, calçadas e vias públicas.

Algumas espécies, bastante utilizadas no passado, hoje são proibidas nas áreas urbanas do município, como alfineiro, grevílea e Santa Bárbara, entre outras.

Elas costumam causar levantamento de calçadas, danos a redes elétricas, de comunicação e de saneamento, além do maior risco da queda de galhos, de acordo com a justificativa do programa.

Desde que foi instituído o Plano de Arborização Urbana do Município de Umuarama, no ano de 2020, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com o Conselho Municipal de Meio Ambiente, busca ter um controle preciso de todo o sistema de planejamento, conservação, reposição, manejo e expansão da arborização e das áreas verdes urbanas.

Novos loteamentos

Para aprovar um novo loteamento em Umuarama, a administração municipal exige do responsável pela obra, o projeto de arborização, assim como plantio das espécies e demais cuidados estabelecidos em lei municipal.

Todo cidadão que quiser plantar uma árvore em frente de sua residência deve procurar a divisão de Meio Ambiente na Prefeitura, que incentiva o plantio de espécies como o manacá da serra, ipê-amarelo e quaresmeira, consideradas de pequeno porte, e cássia do nordeste e acácia chuva de ouro, de médio porte.

Para solicitar uma muda, o morador deve apresentar cópia de documentos pessoais (RG, CPF) e um comprovante de endereço de onde quer que seja plantada a árvore.

A Prefeitura desloca um biólogo, que visita o local e emite uma autorização com a melhor espécie para o local, de acordo com cada situação. Após esse trâmite, o cidadão pode retirar gratuitamente a espécie no Viveiro Municipal.

Vale lembrar que a Prefeitura só fornece mudas para serem plantadas nas calçadas das casas – e não para áreas internas. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone da Divisão de Meio Ambiente, que é o (44) 3621-4141, ramal 101.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas