Jaqueline Mocellin Publisher do OBemdito

DPE-PR oferta reconhecimento de paternidade e exame de DNA gratuitos em Umuarama

As inscrições tiveram início. Confira como participar

Foto: Daniel Caron/DPE-PR
DPE-PR oferta reconhecimento de paternidade e exame de DNA gratuitos em Umuarama
Jaqueline Mocellin - OBemdito
Publicado em 9 de julho de 2025 às 17h47 - Modificado em 9 de julho de 2025 às 19h49

A Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) realizará reconhecimento de paternidade e exames de DNA gratuitos em Umuarama e outras 8 cidades. As inscrições tiveram início e as pessoas interessadas devem preencher o formulário para participar da campanha “Meu Pai Tem Nome”.

De acordo com a DPE-PR, os candidatos precisam fazer a inscrição prévia (clique aqui e acesse o formulário). O prazo encerra no dia 11 de agosto. Moradores e moradoras de municípios vizinhos também podem se inscrever.

Após o preenchimento do formulário, a equipe da DPE-PR entrará em contato com a pessoa para prestar informações e solicitar a documentação necessária. Nos casos em que for necessário realizar o exame de DNA para verificar a paternidade, a Defensoria vai agendar a coleta com a família.

Em agosto, as sedes da DPE-PR participantes da ação também vão receber a população para orientações sobre o reconhecimento. A Defensoria de Umuarama fará essa etapa da campanha no dia 12 de agosto, das 13h às 17h.

Novidade da campanha

Para participar do “Meu Pai Tem Nome”, é necessário que todos os envolvidos compareçam na data agendada. Além disso, todos precisam estar dispostos a tentar solucionar a questão por meio de um acordo.

Neste ano, o serviço passa a contar com uma novidade: o reconhecimento post mortem, quando o possível pai já faleceu. Conforme a Defensoria, nestes casos, pelo menos dois parentes precisam se disponibilizar a fazer o exame de DNA que comprovará a paternidade.

O reconhecimento também pode ser solicitado nos casos de vínculo socioafetivo. Este tipo de vínculo é caracterizado pela relação entre pai e filho com base no afeto e na convivência, em vez da relação biológica. A DPE-PR ressalta que não oferece o serviço para negativa de paternidade, quando quem solicita o exame é o pai registral.

A mobilização vai acontecer nas cidades de Campo Mourão, Cianorte, Cornélio Procópio, Curitiba, Foz do Iguaçu, Paranavaí, Ponta Grossa, Umuarama e União da Vitória.

Serviço

Umuarama

Dia 12/08 (terça-feira), das 13h às 17h.

Sede da DPE-PR em Umuarama | Rua Desembargador Munhoz de Mello, 3792, 2º andar, Zona I.

(Informações: Assessoria DPE-PR)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas