
Scanavaca reúne proprietários e anuncia pavimentação da Estrada Pioneiro
A previsão é de que em cerca de 80 dias os 3,5 km da Estrada Pioneiro sem pavimento estejam asfaltados


O prefeito Fernando Scanavaca reuniu moradores e proprietários da Estrada Pioneiro para anunciar obras de pavimentação asfáltica. O encontro aconteceu na tarde desta quarta-feira (9) no Anfiteatro Haruyo Setogutte. A Prefeitura convidou todos os donos de áreas rurais estabelecidas às margens da Estrada Pioneiro – antiga Estrada Velha para Lovat.
Donos de sítios e chácaras localizados entre o condomínio Villa Serena e o início do trecho pavimentado da estrada, nas proximidades do distrito, receberam com alegria a notícia. Isso ocorreu especialmente pela decisão do prefeito de não cobrar pelos serviços.
A previsão é de que em cerca de 80 dias os 3,5 km restantes de chão, na Estrada Pioneiro, estejam asfaltados, ligando a rodovia PR-482 até Lovat.
“Apresentamos detalhes técnicos do projeto e os próximos passos para o início das obras, bem como a responsabilidade de cada um”, explicou o secretário de Agricultura, Geraldo Pikler. “Discutimos também os prazos para as etapas do serviço e esclarecemos dúvidas”, emendou.
Sem onerar os proprietários da Estrada Pioneiro
Segundo o prefeito, a novidade é que o asfalto não será cobrado dos proprietários rurais. “Eles terão uma pequena responsabilidade, que será a remoção das cercas e o plantio de grama nas laterais, após a pavimentação”, afirmou.
“Quando fui prefeito, nos anos 1990, construímos asfalto rural sem cobrar dos produtores. Agora, com a economia que conseguimos fazer em seis meses de governo, é possível voltar com esse programa de asfalto sem custos”, acrescentou.
Scanavaca destacou que a Prefeitura está bem equipada com maquinário e servidores qualificados para o serviço. “Vamos utilizar os recursos que arrecadamos graças ao trabalho dos próprios agricultores e pecuaristas, e com isso retornamos a produção com benefícios”, afirmou. A frente de trabalho seguirá no sentido Lovat a Umuarama, iniciando onde termina o asfalto já existente e os moradores dos primeiros 1 mil metros já podem recuar as cercas.

Durante as obras, haverá uma via marginal para a passagem de veículos de forma provisória. Isso beneficiará moradores e usuários da estrada, bem como ciclistas que praticam atividade naquela rota. “Com o asfalto, teremos um acesso ao distrito sem a necessidade de transitar pela rodovia PR-323”, disse.
Mais estradas pavimentadas
O prefeito anunciou, ainda, que em parceria com o governo do Estado serão investidos cerca de R$ 25 milhões. O recurso a fundo perdido servirá para pavimentar 50 quilômetros de estradas rurais nos próximos meses.
Leia também: Scanavaca anuncia que pretende pavimentar 60 km de estradas sem onerar proprietários rurais.
A reunião desta quarta-feira teve ainda a presença dos secretários municipais de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos, Renato Caobianco; de Meio Ambiente, Cláudio Marconi; e de Gabinete e Gestão Integrada, Antonio Favaro. Os vereadores João Batista Giroldo (o Jabá da Carroceria) e Rosângela Lavagnoli (a Enfermeira Rosângela) também participaram.

(Informações: Assessoria PMU)