Jaqueline Mocellin Publisher do OBemdito

Exposição de peças em cerâmica está aberta à visitação no Centro Cultural

Márcio Costa tem um ateliê, que ele considera um ponto de encontro para pessoas que sonham em aprender cerâmica manual

Foto: Assessoria PMU
Exposição de peças em cerâmica está aberta à visitação no Centro Cultural
Jaqueline Mocellin - OBemdito
Publicado em 12 de julho de 2025 às 13h18 - Modificado em 12 de julho de 2025 às 13h18

A exposição do artista plástico Márcio Costa, Sopro Ateliê de Cerâmica, permanece até o dia 15 de julho disponível para visitação. As obras estão expostas no Centro Cultural Vera Schubert. A Fundação Cultural de Umuarama organizou a exposição.

De acordo com o artista, o empreendimento nasceu de um sonho antigo do arquiteto, professor universitário, muralista e ceramista. Márcio atua na arquitetura há 15 anos e, além disso, há 12 dedica-se também ao ensino superior.

Com um olhar sensível para o tempo, o movimento e a transformação — princípios que regem tanto a vida quanto a arte da cerâmica —, Márcio Costa criou o ateliê. Dessa forma, ele entende que este é um espaço de criação, partilha e aprendizado.

“Há 10 meses, o ‘Sopro’ tem sido um ponto de encontro para pessoas que sonham em aprender cerâmica manual. Hoje, 25 alunos, distribuídos em seis turmas, encontram ali mais do que uma prática artística. Encontram escuta, afeto e pertencimento”, define o professor e artista plástico.

Cerâmica ensina a desacelerar

Segundo ele, mais do que um curso, o manuseio da cerâmica é um convite para desacelerar. Bem como, tocar a matéria, ouvir o tempo da argila e experimentar o poder da transformação com as próprias mãos. “O nome ‘Sopro’ carrega esse sentido poético. É um lembrete de que a vida é breve, fluida, e que cada peça moldada carrega emoções, memórias, cuidado e o sopro leve da vida em movimento”, resume.

De acordo com o chefe de Ação Cultural da fundação, Alessandro Salgado, cada encontro no ateliê é um abraço no tempo. Além disso, ele entende o ateliê como um espaço onde criar é também cuidar, e onde a arte é costurada pelo afeto. “É este universo que estamos recebendo no Centro Cultural e a população está convidada a prestigiar. A entrada é gratuita”, convida ele.

Leia também: Cabeleireiro monta ateliê de vasos no salão e encanta clientes em Umuarama.

SERVIÇO

– Exposição: Sopro Ateliê de Cerâmica

– Local: Centro Cultural Vera Schubert

– Período de visitação: de 4 a 15 de julho

– Horários: das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30

– Entrada franca

(Informações: Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas