
Projeto viabiliza 200 castrações mensais gratuitas de cães e gatos em Umuarama
A prioridade são os animais de rua, abandonados ou negligenciados pelos donos, e também os acolhidos por protetores voluntários


Um novo projeto vai viabilizar 200 castrações mensais de cães e gatos de forma gratuita em Umuarama. A iniciativa acontece através de uma parceria entre a Prefeitura – por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Saúde, Proteção e Bem-Estar Animal – e a Sociedade de Amparo aos Animais de Umuarama (Saau).
O projeto começou na última semana e tem como objetivo o controle populacional de cães e gatos nos bairros mais populosos da cidade. A primeira região contemplada é a do Parque Jabuticabeiras.
De acordo com a Prefeitura, o investimento será de cerca de R$ 50 mil mensais (por 10 meses) para a castração de até 200 animais a cada 30 dias. O projeto tem o apoio do deputado federal delegado Matheus Laiola (União Brasil/PR).
“Vamos atuar conforme a demanda de cada região. Se houver sobra de castrações em determinado bairro, a cota poderá ser repassada para outra região”, informou o responsável pela divisão de Saúde, Proteção e Bem-Estar Animal do município, o veterinário José Guilherme Junior.
De acordo com o secretário do Meio Ambiente, Cláudio Marconi, o projeto visa reduzir o número de animais soltos nas ruas. Bem como, a pressão que a superpopulação causa sobre entidades e cuidadores que prestam esse serviço, geralmente de forma voluntária.
A prioridade são os animais de rua, abandonados ou negligenciados pelos donos, e também os acolhidos por protetores voluntários. Além disso, havendo possibilidade, também serão atendidos animais de famílias em situação de vulnerabilidade social.
“Além do procedimento cirúrgico, oferecido para animais machos e fêmeas, o projeto também dispensa os medicamentos indicados para o pós-operatório. Animais de rua ficarão na clínica veterinária até a recuperação”, informa a presidente da Saau, Ana Polaquini.
Leia também: Scanavaca pede recursos para novo canil da Saau em visita do deputado Matheus Laiola.

Inscrições para o projeto de castrações
Interessados em castrar seus bichos de estimação, que se enquadram nos requisitos do projeto, precisam fazer as inscrições. Para isso, devem procurar o presidente da associação de moradores do seu bairro ou os protetores voluntários cadastrados na Prefeitura.
Em seguida, os responsáveis encaminham as inscrições para a Saau. A entidade convocará os tutores para a realização de exames nos pets e, estando tudo bem com a saúde do animal, acontece o agendamento da castração. O não comparecimento na data marcada implicará a perda da vaga.
Os interessados podem obter mais informações na Secretaria de Meio Ambiente, Saúde, Proteção e Bem-Estar Animal. O telefone para contato é (44) 3621-4141. Também é possível comparecer pessoalmente. A Secretaria fica no prédio do Paço Municipal, na avenida Rio Branco, 3717, Centro Cívico.

(Informações: Assessoria PMU)