Rudson de Souza Publisher do OBemdito

Carro furtado de pátio da Polícia Militar de Jussara é recuperado em Maringá

Veículo foi localizado por equipe do Choque do 4º BPM; condutor alegou ter comprado o Golf como “piseiro”

Veículo apreendido havia sido furtado do pátio de destacamento da Polícia Militar no Noroeste do Paraná (Foto PMPR)
Carro furtado de pátio da Polícia Militar de Jussara é recuperado em Maringá
Rudson de Souza - OBemdito
Publicado em 11 de julho de 2025 às 14h49 - Modificado em 11 de julho de 2025 às 14h58

Um Volkswagen Golf furtado do pátio de apreensões da Polícia Militar de Jussara foi recuperado na tarde de quinta-feira (10) na cidade de Maringá, durante patrulhamento da equipe de Choque do 4º Batalhão da PM.

De acordo com o boletim de ocorrência, o veículo foi encontrado na Avenida Alexandre Rasgulaeff, no Jardim Alvorada. Os policiais abordaram o carro após o condutor demonstrar nervosismo ao perceber a aproximação da viatura. Nada de ilícito foi encontrado com ele, mas a averiguação do automóvel revelou que o Golf constava como furtado.

O veículo havia sido subtraído do pátio do destacamento da PM de Jussara, onde estava apreendido. O condutor foi levado para a delegacia e alegou que havia comprado o carro como “piseiro”.

O caso foi registrado como possível crime de receptação, e a Polícia Civil dará sequência à investigação para apurar a procedência da compra e eventuais envolvidos no furto do automóvel.

“Piseiro”

“Piseiro” é o nome dado no Brasil aos veículos com pendências administrativas são aqueles que possuem débitos ou irregularidades junto aos órgãos de trânsito, como multas não quitadas, licenciamento atrasado, falta de transferência de propriedade ou seguro obrigatório (DPVAT) em desacordo.

Essas pendências podem gerar uma série de restrições ao proprietário, incluindo a impossibilidade de licenciar o veículo, participar de leilões públicos ou mesmo realizar a venda do automóvel. Quando um carro tem multas em aberto, por exemplo, o Detran pode bloquear a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), documento essencial para circular regularmente.

Além disso, veículos com débitos podem ser apreendidos em blitz de fiscalização, obrigando o proprietário a regularizar a situação no prazo determinado, sob risco de ter o carro levado para o pátio. Outro problema comum é a chamada “dívida ativa”, quando as multas são inscritas em órgãos de cobrança, podendo levar a protestos em cartório e até a penhora de bens.

Para verificar se um veículo possui pendências, basta consultar o site do Detran local ou utilizar aplicativos como o “Carteira Digital de Trânsito”. Regularizar essas pendências é fundamental para evitar transtornos, já que, em alguns estados, municípios e até mesmo concessionárias de rodovias utilizam sistemas de monitoramento que identificam placas com irregularidades, aumentando as chances de autuação ou apreensão.

No caso de compra de veículos usados, é essencial checar a situação do carro antes da negociação para não herdar dívidas do antigo dono. A Lei nº 9.503/97 (Código de Trânsito Brasileiro) estabelece as normas para essas situações, incluindo prazos e penalidades para quem insiste em circular com veículos irregulares.

OBemdito com informações da GMC Online

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas