
Sicoob Arenito participa de audiência para discutir revisão do Plano Diretor de Umuarama
A cooperativa financeira patrocinou o evento, realizado no Auditório Professor Luiz Carlos Rodrigues, na UniAlfa


Para reforçar sua participação ativa nos temas de interesse da sociedade, o Sicoob Arenito marcou presença na audiência realizada na noite da última sexta-feira (11), onde foi debatido o tema “Desenvolvimento Econômico”, um dos eixos que compõem os estudos sobre a revisão do Plano Diretor de Umuarama. A cooperativa financeira patrocinou o evento, realizado no Auditório Professor Luiz Carlos Rodrigues, na UniAlfa.
O gerente de Inteligência de Mercado do Sicoob Arenito e supervisor do Instituto Sicoob, Renato Ferrareze, comenta que discutir a organização para o desenvolvimento econômico e social e o crescimento de Umuarama é a meta do Plano Diretor, lei municipal criada para projetar uma cidade sustentável para os próximos 10 anos.
“A discussão de temas para compor o documento envolve instituições de ensino e a sociedade organizada, em trabalho coordenado pelo CDU (Conselho de Desenvolvimento de Umuarama) em parceria com a administração municipal e é com muito orgulho que o Sicoob faz parte desse processo”, afirma Ferrareze.
Valcir Simão, presidente do CDU, detalha que o Plano Diretor estabelece as regras para o uso e ocupação do solo, a mobilidade urbana, a moradia, o saneamento básico, a proteção ambiental e a oferta de serviços públicos.
“Sua revisão é um processo técnico, político e, acima de tudo, participativo, que permite que Umuarama se adapte às novas realidades e construa um futuro mais justo, sustentável e próspero, por isso a participação da sociedade é fundamental”, pontua Simão.
Eixos de Trabalho
O Plano Diretor foi atualizado em 1992, 2004 e 2017 e esta nova versão teve início após o lançamento do Plano Umuarama 2050 (realizado em 2024) em trabalho efetivado pelo CDU e pela Fundação Dom Cabral.
“O novo Plano Diretor busca traçar um caminho sustentável para o desenvolvimento, levantando demandas e aprofundando algumas questões que já ocupam lugar de destaque no cotidiano, como a mobilidade urbana”, expõe Valdir Simão.
Para a organização dos trabalhos de revisão do Plano Diretor, segundo Simão, foi criado um Calendário de Audiências Públicas, que você pode ver clicando aqui.
“Foram definidos cinco eixos principais de discussão: Ambiental, Desenvolvimento, Gestão, Mobilidade e Urbano. E em todos os encontros contamos com a participação de instituições de ensino como a UniAlfa, a Unipar (Universidade Paranaense), o IFPR (Instituto Federal do Paraná) e a UEM (Universidade Estadual de Maringá), além da Aciu (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama), da Prefeitura e da Câmara de Vereadores”, registra Simão.
Link: https://planodiretor.umuarama.pr.gov.br


