
Operação apreende mais de 1,3 ton de drogas em ilha do Rio Paraná, em Icaraíma; vídeo
Entorpecentes foram localizados durante patrulhamento fluvial entre Paraná, Polícia Federal e PM do Mato Grosso do Sul

Uma operação integrada entre forças de segurança estaduais e federais resultou na apreensão de aproximadamente 1.321 quilos de drogas em uma ilha do Rio Paraná, nas proximidades de Porto Camargo, distrito de Icaraíma, no noroeste do Paraná, nesta quarta-feira (16).
A ação foi conduzida por equipes da Polícia Militar Ambiental do Paraná, com apoio do Nepom (Núcleo Especial de Polícia Marítima) da Polícia Federal e da Força Tática da Polícia Militar do Mato Grosso do Sul. O patrulhamento aquático foi realizado no Parque Nacional de Ilha Grande, em região de difícil acesso e monitoramento.
Durante a incursão, os agentes localizaram 1.225 quilos de substância análoga à maconha e 96,1 quilos de skank – uma forma mais concentrada da cannabis –, armazenados em uma das ilhas do arquipélago.
Segundo a Polícia Militar do Paraná, o entorpecente foi apreendido e encaminhado à Delegacia da Polícia Federal em Naviraí (MS), onde serão realizados os procedimentos de investigação.
A apreensão reforça o uso da região como rota de tráfico fluvial, aproveitando-se da geografia da fronteira e das ilhas do parque nacional para o armazenamento e transporte de drogas. As investigações continuam para identificar os responsáveis pelo carregamento.
Mais uma grande apreensão de droga
Uma operação do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) com apoio de cães farejadores, resultou na apreensão de aproximadamente uma tonelada de maconha nesta terça-feira (15) em Rolândia. A droga estava escondida sob uma carga de arroz em uma carreta com placas do Paraguai.
A abordagem ocorreu no posto rodoviário da cidade. Após suspeita levantada pelos cães, os policiais iniciaram uma vistoria minuciosa no compartimento de carga e localizaram diversos tabletes do entorpecente camuflados entre os fardos.
Durante toda a manhã, as equipes trabalharam no descarregamento do caminhão para realizar a pesagem oficial da droga e confirmar o volume exato apreendido.
O motorista foi preso em flagrante e, segundo a polícia, afirmou que a carga foi embarcada em Foz do Iguaçu e tinha como destino o estado de São Paulo. Ele e o caminhão foram encaminhados à delegacia da Polícia Civil, que ficará responsável pela continuidade das investigações.
