
Obras de duplicação da avenida Pedromiro José Fernandes avançam em Umuarama
A avenida será composta por duas pistas, uma ciclovia, calçada para pedestres e dois novos trevos


A Prefeitura de Umuarama segue avançando nas obras de duplicação da avenida Pedromiro José Fernandes, um dos projetos de mobilidade urbana mais aguardados da cidade. O investimento é superior a R$ 13,5 milhões.
O novo trecho ligará a Praça Princesa Izabel, na confluência com a avenida Rio Grande do Norte, até o trevo de acesso ao Parque Jabuticabeiras, passando pela rodovia PR-580.
Após a retomada dos serviços, que haviam sido temporariamente suspensos para a relocação da rede elétrica e ajustes técnicos, as obras ganharam ritmo. Máquinas e equipes da empresa Sotram Construções e Terraplenagem trabalham na limpeza, adequação do solo e abertura da segunda pista. O trecho já recebeu boa parte das galerias pluviais, etapa essencial para garantir o escoamento da água da chuva e preservar a durabilidade do pavimento.
O secretário municipal de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos, Renato Caobianco, falou sobre o investimento. Ele disse que o projeto já mostra progresso visível e que a duplicação deve se concretizar em breve.
“Depois de muito trabalho com as desapropriações, negociações com o DER e ajustes de projeto, estamos vendo a obra avançar de verdade. Em pouco tempo a população começará a visualizar a avenida tomando forma. Principalmente com a implantação da pavimentação, ciclovia, calçadas e trevos de acesso”, afirmou.

Projeto da duplicação
A avenida será composta por duas pistas, uma ciclovia, calçada para pedestres e dois novos trevos. Um facilitando o acesso ao pátio rodoviário da Prefeitura e outro no entroncamento com a avenida Rio Grande do Norte, na Praça Princesa Izabel. Além disso, o projeto garante um acesso mais seguro e organizado à região dos bairros Jabuticabeiras, Ibirapuera e Primeiro de Maio. Bem como, às indústrias e empresas localizadas no entorno.
O prefeito Fernando Scanavaca reforçou a importância estratégica da obra. “Este é um investimento que traz segurança e mobilidade para os moradores daquela região. E para quem entra e sai da cidade por esse ponto. São melhorias que vão impactar o trânsito, facilitar o deslocamento e fortalecer o desenvolvimento urbano de Umuarama”, afirmou.
A previsão de conclusão da obra é de 18 meses, mas a Prefeitura e a empresa responsável seguem trabalhando para manter o cronograma em dia. Dessa forma, há previsão de entregar o quanto antes esse importante eixo viário para a população.

(Informações: Assessoria PMU)