Jaqueline Mocellin Publisher do OBemdito

Secretaria de Saúde alerta sobre atualização de cadastros e atrasos em consultas e exames

Confira quem precisa atualizar os dados e onde o procedimento deve ser feito

Lisbeth Scanavaca, responsável pela Secretaria de Saúde - Foto: Assessoria PMU
Secretaria de Saúde alerta sobre atualização de cadastros e atrasos em consultas e exames
Jaqueline Mocellin - OBemdito
Publicado em 17 de julho de 2025 às 18h56 - Modificado em 17 de julho de 2025 às 18h56

A Secretaria de Saúde de Umuarama anunciou que os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) devem atualizar seus cadastros junto à rede municipal. A medida tem como principal objetivo evitar falhas de comunicação, que acabam gerando atrasos no agendamento de consultas, exames e até procedimentos cirúrgicos.

De acordo com Lisbeth Scanavaca, responsável pela Secretaria de Saúde, a equipe enfrenta diariamente dificuldades para localizar pacientes. São pessoas que aguardam atendimento, justamente por conta de informações desatualizadas.

“Estamos fazendo contatos telefônicos para avisar sobre agendamentos, mas muitas vezes não conseguimos falar com o paciente porque o número não existe mais, mudou ou está incorreto. Isso faz com que a vaga precise ser remarcada para outro usuário, o que gera atrasos em toda a fila de espera”, explicou.

Atualização na Secretaria de Saúde ou nas UBS

Para facilitar o acesso, os pacientes podem fazer a atualização dos dados cadastrais diretamente na Secretaria Municipal de Saúde, na Rua Ministro Oliveira Salazar, 4150 – Zona II. Além disso, o usuário pode procurar sua Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência. Confora aqui onde fica cada UBS.

Leia também: Começa a obra do Centro de Especialidades Médicas: 50 consultórios e R$ 17 mi em investimentos.

A coordenadora da Atenção Primária, Valverleia Ines de Andrade, lembra que manter o cadastro atualizado é uma responsabilidade compartilhada. “A população precisa estar atenta e nos ajudar com essa informação. Um simples número de telefone errado pode significar a perda de uma consulta ou exame tão aguardado. Queremos otimizar o atendimento e isso depende também da colaboração dos usuários”, destacou.

Além de evitar transtornos, a atualização dos dados é fundamental para garantir que o paciente seja prontamente chamado quando sua vez chegar. Dessa forma, a Secretaria de Saúde reduz o tempo de espera e melhora o fluxo de atendimentos em toda a rede pública.

(Informações: Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas