
Inmet divulga alerta de baixa umidade relativa do ar em Umuarama nesta sexta
A baixa umidade relativa do ar pode contribuir para ocorrências de incêndios florestais ou ocasionar complicações para a saúde


O Inmet divulgou nesta sexta-feira (18) um alerta amarelo indicando a possibilidade de umidade relativa do ar baixa em Umuarama. O alerta do Instituto Nacional de Meteorologia entrou em vigência às 10h05 e segue ativo até às 22h desta sexta.
Neste período, o percentual de umidade relativa do ar pode ficar entre 20% e 30%. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), por volta das 13h30 o índice era de 53% em Umuarama, nível considerado normal.
A baixa umidade relativa do ar pode contribuir para ocorrências de incêndios florestais ou ocasionar complicações para a saúde. Conforme o Inmet, em casos de baixa umidade relativa do ar, as instruções para a população são:
– Beba bastante líquido.
– Evite desgaste físico nas horas mais secas.
– Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
– Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a umidade ideal para o corpo humano varia entre 40% e 70%. Em caso de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199, ou o Corpo de Bombeiros, pelo número 193.
Além de Umuarama e municípios próximos, o aviso amarelo do Inmet abrange partes do Paraná, do Mato Grosso do Sul e de São Paulo. Os últimos dias foram de baixa umidade relativa do ar, inclusive com o Inmet divulgando outros alertas.

Umidade relativa após 20 dias de estiagem
O Simepar divulgou que, após aproximadamente 20 dias sem chuva, algumas cidades paranaenses registraram a umidade relativa do ar baixa. O fenômeno acontece principalmente nos períodos da tarde. Londrina chegou a 29,8% na quinta-feira (17), Loanda a 26% no sábado (12) e Altônia a 29% no domingo (13).
Lizandro Jacobsen, meteorologista do Simepar, explica o que está acontecendo no Paraná. “O frio ameniza momentaneamente o quadro de baixa umidade relativa do ar. Porém, a falta de chuva mantém alto o risco para incêndios florestais, principalmente na região Norte do Paraná. Além disso, mantém baixa a qualidade do ar, já que há muito material particulado na atmosfera, como poeira e poluição”, informa.