
Umuarama tem vaga do programa de residência técnica em inovação e governo digital
As inscrições simplificadas seguem abertas até 3 de agosto, são gratuitas e devem ser feitas de forma online


O Governo do Paraná abriu 251 vagas da nova edição do programa de Residência Técnica (Restec) em Inovação, Transformação Digital e E-Gov (Integre). Umuarama é uma das cidades com lotação. Profissionais recém-formados em 31 áreas podem se inscrever a partir desta terça-feira (22) para integrar o programa.
De acordo com o Estado, das 251 vagas, 220 são para três municípios da Região Metropolitana de Curitiba. As demais são para oito cidades do Interior. As inscrições terminam no dia 3 de agosto, são gratuitas e são online.
A aplicação da prova da seleção da residência técnica será em formato online, no dia 22 de agosto. No ato da inscrição, os candidatos precisam escolher as respectivas cidades e instituições em que pretendem desenvolver as atividades práticas de forma presencial. Segundo o cronograma estabelecido no edital , as atividades estão previstas para começar em meados de outubro, com duração de dois anos.
Leia também: Pesquisa socioeconômica do Ipardes chega a 6 cidades da região nesta semana.
Nesta terceira edição, a Restec Integre conta com vagas disponíveis para 15 instituições do Poder Executivo Estadual em 13 cidades. Isso inclui oito secretarias, quatro autarquias, uma empresa pública, uma fundação e um órgão de regime especial.
Após o governo selecionar os profissionais, acontecerá a contratação como bolsistas, com remuneração mensal de R$ 3.304 (bolsa-auxílio mais auxílio-transporte). Os residentes técnicos do Estado contam, ainda, com um seguro que cobre acidentes que possam ocorrer no desempenho das atividades práticas.
Residência técnica moderniza a gestão pública
Para o coordenador da Restec Integre, professor Marcio Fernandes, da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), o programa representa um marco na modernização da gestão pública paranaense. “Esta iniciativa consolida o compromisso do Estado em formar profissionais qualificados para impulsionar a transformação digital no serviço público, capacitando novos talentos para os desafios da administração pública e fortalecendo a inovação como um pilar estratégico do desenvolvimento institucional”, afirma.
A Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), em parceria com as universidades estaduais, coordena os programas de Restec. Atualmente, são 1.254 residentes distribuídos em 39 instituições governamentais, entre 10 programas com ações na seguintes áreas : cultura, desenvolvimento rural sustentável, economia rural, gestão pública, inovação, políticas de especialização produtiva, obras públicas, saúde pública, segurança pública e turismo.
Pós-graduação
O Governo do Estado viabiliza uma pós-graduação para os residentes técnicos, na modalidade de ensino a distância (EAD), semelhante às residências da área da saúde. Ofertado pela Unicentro, o Curso de Especialização em Inovação, Transformação Digital e E-Gov inclui disciplinas alinhadas ao setor público, como governança digital, inteligência artificial, análise de dados e gestão de projetos inovadores. A carga horária do conteúdo teórico será de 560 horas.
Entre os participantes do curso de pós-graduação, 50 vagas são reservadas para servidores e empregados públicos estaduais. A seleção desses profissionais do Estado será realizada pela Escola de Gestão, vinculada à Secretaria da Administração e da Previdência (Seap).
Oportunidades profissionais
Nesta edição, o edital da Restec Integre oferece vagas para profissionais com até três anos de formação em diversas áreas. No campo das Ciências Sociais Aplicadas, os cursos são: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Arquivologia, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Direito, Economia, Estatística, Jornalismo, Letras, Marketing, Pedagogia, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Relações Internacionais e Serviço Social.
Também há oportunidades para profissionais das Ciências Biológicas e da Saúde, incluindo Biologia, Educação Física, Enfermagem, Farmácia e Medicina Veterinária. Na área das Engenharias, são aceitas formações em Agronomia, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica e Engenharia Florestal. O edital contempla, ainda, profissionais com formação em Tecnologia, como Análise de Sistemas, Sistemas de Informação e Tecnologia da Informação.
Lotação
As vagas estão distribuídas em diversas instituições do Paraná, incluindo secretarias estaduais, entre elas: Administração e da Previdência (Seap), Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Comunicação (Secom), Cultura (Seec), Fazenda (Sefa), Inovação e Inteligência Artificial (Seia) e da Saúde (Sesa), além da Controladoria Geral do Estado (CGE).
Também estão previstas vagas para autarquias como o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR), e o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes). Completam a lista a Universidade Estadual de Londrina (UEL), a Fundação Araucária, o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e a Receita Estadual.
Além de escolher uma das instituições, os candidatos devem selecionar também uma das cidades de lotação. Na Região Metropolitana da Capital, as opções incluem Curitiba, Piraquara e São José dos Pinhais. Já no Interior do Estado, estão disponíveis vagas em Cascavel, Foz do Iguaçu e Toledo, na região Oeste; Guarapuava, no Centro-Sul; Londrina, no Norte; Maringá e Umuarama, no Noroeste; Pato Branco, no Sudoeste; Ponta Grossa, nos Campos Gerais; e União da Vitória, no Sul do Paraná.
(Informações: AEN)