
Cirurgia para lipedema: tratamento que vai além da estética ganha força em Umuarama
O lipedema é uma doença crônica e progressiva que causa acúmulo anormal de gordura


Imagine ganhar peso, principalmente nas pernas e braços, mesmo fazendo dieta e praticando exercícios, e ouvir de médicos que é “só gordura localizada” ou “falta de esforço”. Para muitas mulheres, essa é a realidade ao conviver com o lipedema, uma doença ainda pouco conhecida, subdiagnosticada e frequentemente confundida com obesidade.
Mas o que é lipedema?
O lipedema é uma doença crônica e progressiva que causa acúmulo anormal de gordura, principalmente nos membros inferiores (coxas, pernas e quadris), podendo também atingir os braços. A gordura se deposita de maneira simétrica e desproporcional ao restante do corpo, e não responde bem a dietas nem exercícios.
Essa condição acomete quase exclusivamente mulheres e está fortemente relacionada a alterações hormonais, como puberdade, gravidez e menopausa. A estimam é que até 11% das mulheres possam ter lipedema, muitas vezes sem saber.
O cirurgião plástico de Umuarama, dr. Thiago Iria, do Instituto Gemini viu a procura por diagnóstico disparar nos últimos anos. “Eu comecei a receber pacientes com queixas parecidas. No início, a busca delas era para solucionar um problema estético somente. Mas com o passar dos anos e o avanço nas pesquisas, eu percebi que tratar aquele acúmulo de gordura precisava ir muito além”, conta Iria.

Tratamento vai muito além da estética
O médico ressalta que o diagnóstico de lipedema é feito em consultório, com base no histórico da paciente e alguns exames. Nos casos iniciais, o tratamento é feito com mudanças na dieta, a prática de atividade física e drenagem linfática.
Quando essas mudanças nos hábitos de vida não são suficientes, a cirurgia redutora de lipedema é indicada. “Nós combinamos alguns procedimentos, como a lipoaspiração e uma cirurgia nas coxas para remover gordura e flacidez. Mas não é uma cirurgia comum. Usamos várias tecnologias como Vaser, Renuvion e Morpheus para tirar gordura, tratá-la reduzindo os danos aos vasos linfáticos”, explica.
Dr. Thiago alerta: “a cirurgia redutora de lipema não tem foco na estética. Essa é uma cirurgia funcional para devolver mobilidade, reduzir dor e, principalmente, dar qualidade de vida à paciente” enfatiza.

Diagnóstico é o primeiro passo
Se você sente dor persistente nas pernas, tem acúmulo de gordura que não responde à dieta, hematomas frequentes, assim como, sensação de peso, procure um profissional para diagnóstico. “O lipedema ainda é invisível para muitos profissionais, mas está presente na vida de milhares de mulheres. Diagnóstico correto salva vidas, autoestima e mobilidade”, conclui Dr. Thiago Iria.
Por isso, não perca tempo, agende seu horário e cuide melhor de sua saúde. O Instituto Gemini está localizado na avenida Ipiranga, 4185, em Umuarama. Para agendamentos e mais informações, clique aqui e mande sua mensagem. Siga o Instagram clicando aqui e fique por dentro de todas as novidades.
Leia também: Evento inédito reúne pacientes e especialistas em lipedema em Umuarama
